O vereador Marcos Henriques (PT) avaliou como positiva a decisão do governo dos Estados Unidos de reduzir a tarifa de importação de 40% que atingia diversos produtos brasileiros. Em entrevista à rádio Arapuan FM nesta sexta-feira (18), o parlamentar afirmou que o recuo norte-americano reflete diretamente a postura adotada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marcada, segundo ele, por diálogo, firmeza diplomática e defesa da soberania nacional.
“Venceu a liderança do presidente Lula, venceu principalmente a forma respeitosa como o presidente Lula tratou essa questão, e mais que tudo pela soberania que o presidente Lula defendeu”, declarou.
Ele acrescentou que o Brasil recuperou prestígio internacional e voltou a ocupar um espaço de relevância nas negociações globais.
“Hoje o Brasil é um país respeitado, motivo pelo qual esse respeito redunda em ganhos para o nosso país. Nós que éramos um verdadeiro pária internacional, lá com o ex-presidente, com o presidente Lula a gente vira referência mundial”, acrescentou.
Por fim, o vereador ainda acredita que a redução das tarifas representa um revés político para setores da extrema direita no Brasil.
“Eu acredito que sim, porque eles estavam torcendo para o quanto pior, melhor. Eles não pensam no Brasil, estavam traindo a pátria, lutando para que o Brasil se enterrasse em dívidas através dessas tarifas”, criticou.
O posicionamento ocorre após a publicação do novo decreto assinado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que removeu a tarifa sobre itens como café, cacau, frutas tropicais, sucos, especiarias, carne bovina, banana, laranja e tomate.
PB Agora


