O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sinalizou que deve buscar a reeleição nas eleições de 2026. Durante evento da Petrobras, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, o chefe do Executivo nacional demonstrou estar decidido a disputar pela sétima vez a eleição presidencial.
Para Lula, alguns integrantes do Congresso Nacional já estariam pensando nas eleições de 2026 e esta questão é que pode estar dificultando a relação com o Planalto. Entretanto, o petista destacou que o governo federal segue trabalhando em prol da população e que os resultados podem proporcionar a ele sua quarta vitória como presidente do Brasil.
“Tem gente que já está pensando em eleição. Eles não sabem o que eu estou pensando. Se preparem porque, se tudo tiver como estou pensando, esse país vai ter, pela primeira vez, um presidente eleito quatro vezes pelos braços do povo”, afirmou Lula.
Lula disputou as eleições presidenciais 1989, quando foi para o 2º turno com Fernando Collor de Mello; em 1994 e 1998, quando foi derrotado por Fernando Henrique Cardoso. O petista venceu pela primeira vez a disputa presidencial em 2002, sendo reeleito em 2004. No ano de 2022, Lula voltou a disputa contra Jair Bolsonaro e mais uma vez saiu vitorioso.
Desde que o Partido dos Trabalhadores (PT) entrou na disputa presidencial, venceu cinco dos nove processos eleitorais que participou (2002, 2006, 2010, 2014 e 2022). Das seis eleições presidenciais realizadas neste século, a legenda venceu cinco vezes.
PB Agora