O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), afirmou nesta terça-feira (2) ter “certeza” de que o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), não pautará a proposta de anistia aos réus da tentativa de golpe de Estado. A declaração foi feita após o início do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) do “núcleo crucial” da trama golpista, que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete ex-assessores, e ganhou repercussão na mídia nacional nesta tarde.
Lindbergh ressaltou que o colégio de líderes da Câmara já decidiu que a proposta não será colocada em votação. Ele também criticou a estratégia da oposição de obstruir os trabalhos legislativos para pressionar pela pauta, classificando-a como uma “chantagem contra o país” .
Enquanto isso, o presidente da Câmara, Hugo Motta, tem se mostrado cauteloso em relação à proposta de anistia, indicando que será difícil aprovar no Legislativo uma medida que beneficie os réus da tentativa de golpe .
O cenário atual sugere que a proposta de anistia enfrentará resistência significativa na Câmara dos Deputados, tanto por parte da base governista quanto de setores da oposição.
Com informações do Infomoney e Valor Econômico