O governador João Azevêdo (PSB) afirmou nesta quinta-feira (24) que as discussões internas sobre a escolha do nome que representará seu grupo político na sucessão estadual de 2026 já estão em andamento, mas ressaltou que o debate não será conduzido publicamente ou sob pressão externa. Segundo ele, os critérios já vêm sendo tratados com os aliados, mas o anúncio só será feito no momento oportuno.
“Já tivemos reunião interna, sim. E a gente vai ter a oportunidade de dizer isso brevemente, quando essa discussão estiver fechada. Só que, para mim, essa discussão não é pública. Eu tenho o maior respeito pela imprensa, mas eu não vou fazer uma reunião com jornalistas para saber qual é o melhor nome. A discussão será feita com os partidos aliados e os parceiros da base”, afirmou.
A declaração foi uma resposta à crescente expectativa sobre quem será o nome indicado por João para disputar o governo do Estado. Entre os cotados estão o atual vice-governador Lucas Ribeiro (PP) e outros nomes do campo governista.
João também reforçou que o candidato escolhido por seu grupo deverá, obrigatoriamente, estar alinhado à reeleição do presidente Lula (PT), indicando que o apoio ao governo federal será um dos critérios centrais na formação da chapa.
“Às vezes as pessoas começam a fazer leituras equivocadas, porque em determinados momentos não agiram de acordo com o que está sendo colocado. O candidato será, sim, do nosso grupo. E estar nesse grupo implica apoiar claramente a reeleição de Lula”, afirmou.
Azevêdo pediu paciência e afirmou que a escolha será feita com diálogo e responsabilidade.
“Logo, logo essa ansiedade será resolvida com o anúncio da chapa, que será fruto de uma construção com os partidos da base”, concluiu.