O governador João Azevêdo (PSB) fez um balanço positivo das festividades juninas realizadas na Paraíba em 2025 e comemorou o fato de que, pelo terceiro ano consecutivo, não houve nenhum óbito registrado nos locais dos eventos. A declaração foi dada nesta quarta-feira (2), durante entrevista à imprensa em Campina Grande.
— Primeiro, eu quero celebrar. Eu acho que a gente sempre tem que celebrar as conquistas. Pelo terceiro ano consecutivo, nós tivemos as festas acontecendo na Paraíba, e dessa vez foram 1.500 festas que aconteceram por toda a Paraíba, e tivemos zero óbitos associados aos locais das festas. Isso é uma alegria muito grande — afirmou o governador.
João Azevêdo atribuiu o resultado ao esforço conjunto entre o governo e a população. Segundo ele, o comportamento pacífico dos paraibanos também contribuiu para o sucesso da operação de segurança.
— A população da Paraíba foi para o São João para se divertir, para brincar, para namorar, para tomar cerveja, para dançar — e verdadeiramente deixou a violência de fora.
O governador também destacou os dados de segurança: o número de furtos de carros foi baixíssimo e, dos dois casos registrados em Campina Grande, um veículo já foi recuperado. Além disso, os roubos de celulares caíram mais de 30% em relação ao ano passado. O uso de tecnologias, como o sistema de reconhecimento facial, também foi fundamental: 27 pessoas com pendências judiciais foram identificadas e retiradas das festas.
Outro ponto ressaltado foi o apoio financeiro do governo estadual a mais de 125 municípios, fortalecendo festas locais e iniciativas como o projeto “São João na Rede”, que leva estrutura completa a comunidades rurais que não têm condições de realizar grandes eventos.
— A gente faz uma festa num distrito rural, muitas vezes que não tem nem festa. E é isso que a gente quer: que o São João, que é a festa da família nordestina, se fortaleça cada vez mais — destacou.
Azevêdo também celebrou o sucesso do Salão do Artesanato de Campina Grande, que superou a meta de vendas ao ultrapassar os R$ 3 milhões em comercializações. Mas, segundo o governador, o que mais o emocionou foi o gesto solidário dos paraibanos: mais de 100 mil quilos de alimentos foram arrecadados para famílias em situação de vulnerabilidade.
— Isso me encantou. Quando a gente termina um evento como esse e vê que arrecadamos 100 mil quilos de alimentos para distribuir com a população carente da cidade… isso não tem preço — concluiu.
PB Agora