O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu nesta semana um ambiente político mais equilibrado como chave para o crescimento econômico e a retomada da confiança de investidores no Brasil. Durante evento promovido pelo jornal Valor Econômico em Nova York, o parlamentar destacou o papel do Congresso Nacional na construção de um clima de moderação e diálogo entre os Poderes.
“O nosso trabalho tem que ser justamente agir, trazendo equilíbrio, trazendo capacidade de diálogo. É dessa forma que eu penso que, para fora, para os investidores e para os empresários, nós temos a condição de colaborar bastante com o país quando demonstramos que os Poderes agem sim na sua independência, mas procuram respeitar a harmonia”, afirmou.
Para Hugo Motta, a polarização ainda é uma realidade dentro do Parlamento, reflexo da diversidade da sociedade brasileira e da influência crescente das redes sociais. Ele ressaltou, no entanto, que cabe à liderança política transformar os embates em consensos construtivos.
“A polarização política dentro do Parlamento é muito viva porque está ali o representante de um setor da sociedade que cobra a sua posição sobre determinado tema. Muitas vezes, esse excesso de posicionamentos, somado à força das redes sociais, acaba prolongando o tensionamento além do que seria saudável para o país”, explicou.
Ao participar da Brazilian Week, nos Estados Unidos, Motta conversou com empresários e investidores internacionais e afirmou que a mensagem mais importante a ser transmitida é a de estabilidade política, econômica e jurídica. Ele destacou que a Câmara tem buscado dar sua contribuição nesse sentido, com foco em pautas que promovam o desenvolvimento econômico.
“Conversando com empresários e investidores na Brazilian Week, fica claro que é necessário sempre trazer mais estabilidade nos campos político, econômico e jurídico. A Câmara tem dado sua contribuição ao focar em agendas positivas ao país, especialmente na área econômica”, pontuou o presidente da Casa.
PB Agora