O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), foi direto e sem meias palavras ao comentar, durante entrevista ao programa Frente a Frente, da TV Arapuan, os bastidores da disputa pela cabeça de chapa nas eleições de 2026 no estado. Ao falar sobre o movimento que tenta viabilizar a candidatura do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), ao governo, Adriano classificou como “natural” o debate, mas mandou um recado claro: o protagonismo, segundo ele, deve ser do Republicanos.
“É melhor perder o cavalo selado de Cícero do que o boi gordo do Republicanos”, afirmou Galdino, usando uma analogia para ressaltar a força política de seu partido e cobrar reconhecimento dos aliados. Segundo ele, o Republicanos foi decisivo nas eleições de 2022 e continuará sendo em 2026, e por isso, precisa estar na liderança do projeto majoritário.
“Enquanto estão falando em cavalo, têm que se preocupar com o boi”, ironizou o parlamentar, reforçando que o Republicanos tem a maior estrutura política do estado atualmente. Ele lembrou que, nas eleições passadas, o partido apoiou a chapa vencedora mesmo sem ocupar a cabeça, mas agora a expectativa é outra.
Galdino ainda lançou uma provocação aos aliados: “Deus nos compreende que, se só se ganha com o Republicanos, é melhor perderem um pedaço do boi do que o boi todo.” A fala foi interpretada como um aviso de que o partido não aceitará um papel secundário em 2026 e pode até rever alianças, caso não seja valorizado.
Redação