O senador Efraim Filho (União) confirmou, nesta terça-feira (15), o avanço de diálogos com o Partido Liberal (PL) para uma aliança política na Paraíba, visando as eleições do próximo ano. De acordo com ele, a provável aliança será construída a partir de uma identidade na agenda de ambos os grupos.
A informação sobre a aliança foi antecipada pela CBN no início da semana passada, após um encontro informal de partidos de oposição, em João Pessoa. “Esse diálogo reforça a estratégia de unidade da oposição. O PL nacional tem demonstrado a estratégia de foco na disputa ao Senado e por isso fui procurado pelo partido”, disse o senador.
A costura envolve possível projeto do PL para o Senado em 2026, abrindo espaço para que o grupo de Efraim represente a direita bolsonarista em eventual disputa ao Poder Executivo. Mas, a aliança política já começa a acontecer a partir desse momento.
A provável aliança foi facilitada por um movimento de Sérgio Queiroz (Novo), candidato a vice-prefeito nas eleições de 2024, que anunciou a desistência da disputa ao Senado. Com isso, o PL deve definir um nome do próprio partido para compor a disputa ao lado de Efraim.
O convite do PL visa uma aliança com Efraim, que não envolve necessariamente uma filiação do senador ao partido, nesse momento.
A aliança também ocorre no contexto da definição sobre o comando da federação União Progressistas na Paraíba.