A presidente estadual do PT da Paraíba, deputada Cida Ramos, revelou, durante entrevista ao programa Correio Debate, nesta quinta-feira (02), que o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (sem partido), manifestou interesse em disputar o Governo do Estado em 2026 e estaria disposto a oferecer palanque para o presidente Lula (PT) na Paraíba.
Segundo Cida, o encontro dessa semana com Cícero tratou da conjuntura política estadual e nacional, do papel estratégico do PT nas eleições de 2026 e da importância da participação direta de Lula na articulação regional. Ela afirmou que o prefeito se mostrou aberto ao diálogo com o partido e a assumir compromissos com programas de governo.
“Ele demonstrou interesse em disputar o Governo do Estado e disse que está disposto a construir alianças. Inclusive, relatou como foi sua conversa com o presidente nacional do PT, Edinho Silva, e chegou a oferecer o palanque para o presidente Lula aqui na Paraíba”, disse a deputada.
Cida também informou que se reuniu com o presidente nacional do partido, Edinho Silva, para discutir o cenário político do Nordeste e, em especial, da Paraíba. Segundo ela, o PT deve aprofundar as discussões internas, envolvendo os diretórios municipais, os 44 vereadores da legenda no estado e demais lideranças locais.
“É preciso envolver todos os setores do partido nesse processo de construção. O quadro local ainda é de indefinição e precisamos amadurecer esse debate coletivamente”, afirmou.
Ainda segundo a presidente do PT paraibano, uma das indefinições mais relevantes no momento diz respeito ao futuro da federação União Progressista (União Brasil + Progressistas) na Paraíba. Ela apontou dúvidas sobre a permanência de Lucas Ribeiro (atual vice-governador) nesse bloco, ou uma eventual migração para o PSB, partido do governador João Azevêdo.
“O quadro local ainda é de indefinição, principalmente em relação ao futuro da União Progressista: se permanece alinhada ao senador Efraim Filho e ao campo bolsonarista, ou se se une a Lucas Ribeiro e Aguinaldo Ribeiro. Há ainda a dúvida se Lucas continuará na União Progressista ou se migrará para o PSB”, concluiu.
PB Agora