Um grupo de 22 deputados federais do PT, entre eles o paraibano Luiz Couto, apresentou um requerimento ao governo federal solicitando que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, seja declarado ‘persona non grata’ no Brasil.
Segundo o documento, ao qual o Portal Correio teve acesso, o pedido é uma resposta “às recentes e inaceitáveis agressões perpetradas pelo Chefe de Estado dos Estados Unidos da América contra a soberania da República Federativa do Brasil”.
O requerimento aponta que Trump teria cometido ataques contra a democracia e os direitos humanos no país, além de disseminar informações falsas e difamatórias sobre o Governo Federal, o Poder Judiciário e dados oficiais, incluindo relatórios internacionais sobre direitos humanos. O documento também menciona que o ex-presidente norte-americano teria apoiado grupos e indivíduos ligados a movimentos considerados golpistas que atentaram contra o Estado Democrático de Direito no Brasil.
Até a finalização desta reportagem, o Ministério das Relações Exteriores ainda não havia se pronunciado sobre o requerimento apresentado pelos deputados.