O deputado federal Romero Rodrigues subiu o tom das críticas contra a forma como pesquisas eleitorais têm sido divulgadas no país. Durante entrevista à rádio Correio 98 FM essa semana, o parlamentar mencionou manipulação dos números para o uso político e revelou possibilidade de apresentar projeto na Câmara Federal para combater esse tipo de conduta.
Romero acredita que essas práticas geram distorções na corrida eleitoral e alimentam desconfiança na população.
“Cada um tem a sua pesquisa, o seu Instituto, a sua metodologia e sempre tem o resultado que você gosta de ver, você divulgar para você se promover. Eu estou falando do cenário geral, vou até estudar isso na Câmara Federal. Uma possibilidade de aplicar um remédio para seja essa questão de divulgação de pesquisa inverídica paga por alguém, com muito objetivo específico de se autopromover”, disse.
O deputado reforçou que muitas pesquisas divulgadas não oferecem garantias de veracidade e podem servir a interesses particulares.
“Pesquisas que são divulgadas, que eu não sei nem se é verídico ou não, porque nós estamos num cenário e numa época onde, sinceramente, deveria acabar com divulgação de pesquisa. Porque a pesquisa é boa quando eu pago a pesquisa. A pesquisa que eu pago, é boa pra mim. Alguém está pagando essa pesquisa e alguém está divulgando essa pesquisa”, criticou.
Por fim, ele ainda subiu o tom e disse acreditar que o país deveria rever completamente o modelo atual, especialmente em períodos eleitorais.
“Se o Brasil fosse honesto na questão das eleições, deveria primeiro acabar com essa questão de divulgação antecipada de pesquisa. Não precisa nem registrar, você faz do jeito que quer, você paga por um produto e cobra qual o produto que você quer. Esse é o tipo de pesquisa que é divulgado na atualidade. Eu sei que muita gente vai achar ruim”, concluiu.
PB Agora


