O deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) descartou ontem (23), em entrevista a intenção de deixar a sigla, posição essa que deixou em aberto em junho deste ano, por alegar não está sendo escutado pela direção estadual da sigla, presidida pelo deputado e presidente da Câmara dos Deputados Hugo Motta. Jutay anunciou que em comum acordo coma sigla, vai ser criado uma comissão para analisar os nomes que vão disputar a chapa proporcional em 2026.
De acordo com Meneses, durante reunião com o presidente do Republicanos, deputado federal Hugo Motta, ficou definido que a escolha desses nomes não ficará apenas nas mãos da executiva ou do presidente do partido.
“Será formada uma comissão com a participação dos deputados e dos pretensos candidatos, para analisar se há viabilidade. Não adianta lançar 14 candidatos junto com os deputados que buscam a reeleição, pois todos querem reconquistar seus mandatos, e não é viável lançar tantos nomes sem condições reais de elegê-los”, disse Jutay.
Ainda segundo ele, a sigla precisa pensar também em novos quadros — figuras com potencial de eleição — que possam oxigenar o Republicanos e a própria Assembleia Legislativa. “É isso que deve ser levado em consideração, e não apenas a quantidade de candidatos. Portanto, permanecerei no partido, e essa comissão será responsável por avaliar quem irá integrar o Republicanos”, afirmou.
Redação