Partido com novo comando. Praticamente eleita a nova presidente estadual do Partido dos Trabaladores da Paraíba, a deputada estadual Cida Ramos, afirmou que partido quer ser protagonista nas Eleições 2026 na Paraíba. Cida afirmou que legenda deseja participar de todo o processo e dialogar com as forças políticas.
“O Partido dos Trabalhadores quer ser protagonista. Nós temos expertise de gestão. Nós temos propostas. Nós temos capacidade interventiva quando esse partido ele se mobiliza, faz a diferença. Então queremos ser respeitados como força política”, destacou.
Cida Ramos ressaltou que partido entra de uma nova forma no debate político, mas mantem capacidade de elaborar propostas, programas, ações para a população.
Com 80% das urnas apuradas até a manhã de hoje, segunda-feira (07/07), Cida lidera com ampla vantagem, somando 2.703 votos, o equivalente a 54,17% dos votos válidos, o que matematicamente inviabiliza qualquer possibilidade de virada por parte dos adversários.
Segundo a comissão organizadora, 83 cidades já tiveram suas urnas totalizadas, incluindo grandes colégios eleitorais como Campina Grande, Santa Rita, Patos e Bayeux, o que representa 77,57% do total de municípios participantes.
Em segundo lugar está Luizinho, com 17,83% (890 votos), seguido por Ari França, com 14,93% (745 votos), e Carlos Guedes, com 13,02% (650 votos), este último era apoiado pelo deputado estadual e ex-prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo e pelo ex-governador Ricardo Coutinho.
Os filiados ao PT da Paraíba foram às urnas ontem, domingo (06) para participar da eleição direta para escolha dos novos diretórios da legenda no âmbito nacional, estadual e municipal.
Na Paraíba mais de 60 mil filiados estavam aptos a participar do processo. Para o diretório estadual, quatro nomes disputaram a presidência, sendo eles, Ari França, Carlinhos Guedes, Cida Ramos e Luizinho.
O escolhido vai comandar a legenda durante o processo de formação de alianças para Eleições 2026. Um dos desafios é administrar o racha insistente entre um grupo que defende a manutenção da aliança com o grupo do governo João Azevêdo (PSB) e outro que prega autonomia para lançar candidatura próprio ao governo e Senado.
Simpático à aliança com João, o atual presidente do PT na Paraíba, Jackson Macêdo, defende que o partido esteja unificado para derrotar a ‘extrema direita’ em 2026
Além da eleição estadual, houve processo em 107 diretórios municipais e em 13 comissões provisórias pela Paraíba. Ao todo, 144 chapas municipais estavam registradas.
Em nível nacional, concorreram à presidência nacional do PT Edinho Silva (Construindo um Novo Brasil), Rui Falcão (Novo Rumo), Romênio Pereira (Movimento PT) e Valter Pomar (Articulação de Esquerda). A expectativa é que o resultado só seja divulgado na tarde desta segunda-feira.
Em todo o Brasil, o número de pessoas aptas chegou a 2.959.823. Nos locais onde houver necessidade de um segundo turno, o processo será realizado no dia 20 de julho.
Severino Lopes
PB Agora