Presidente Lula – Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
O deputado estadual Luciano Cartaxo cogita que o presidente Lula terá ‘palanque duplo’ na Paraíba de apoio à sua reeleição nas Eleições 2026. Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quinta-feira (4), Cartaxo lembrou, porém, que o Partido dos Trabalhadores (PT) no estado terá que escolher uma chapa, decidindo se “se vai ficar no palanque A ou B”, em menção aos pré-candidatos a governador Lucas Ribeiro (Progressistas) e Cícero Lucena (MDB).
Luciano Cartaxo participa com diversas lideranças, em Brasília, de reunião com o presidente nacional do PT, Edinho Silva. Segundo ele, o Partido dos Trabalhadores está buscando preparar o partido para as Eleições 2026 e já organizando o congresso da legenda
Questionado se o tema das eleições na Paraíba foi pautado na reunião, Cartaxo respondeu que há uma orientação da direção nacional do PT.
“No caso da Paraíba, como em outros estados do Brasil ao longo do tempo, mais de um candidato dizendo que quer apoiar a reeleição do presidente Lula, já que a Paraíba tem dois pré-candidatos colocando claramente isso, a orientação da direção nacional é a gente maturar um pouco mais isso, fazer uma avaliação mais tranquila a partir do próximo ano. Portanto, não teremos nenhuma decisão do PT em relação a qual candidato vamos estar aliados na Paraíba. Para este ano, não tem essa perspectiva”, declarou na entrevista, como acompanhou o ClickPB.
Luciano avaliou os cenários possíveis para o PT na Paraíba, que está mais alinhado ao governador João Azevêdo, mas tem sido convidado a integrar a majoritária com Cícero Lucena e Veneziano com oferta de ocupar a vaga de vice-governador ou a de senador na chapa.
“O que a gente sabe é que tem dois pré-candidatos. Não está descartada a possibilidade do PT ter palanque duplo para Lula na Paraíba. Logicamente que, mesmo com dois palanques de apoio a Lula na Paraíba, o PT no estado vai ter que se posicionar, se vai ficar no palanque A ou B”, pontuou o deputado.
Ainda segundo Cartaxo, o assunto só terá definição final em 2026.
“Todo esse cenário vai ser discutido no início do próximo ano. E a gente avalia que, talvez, em fevereiro a gente tenha essa posição aí. É uma possibilidade. Mas, para dezembro, não teremos essa decisão agora, não”, enfatizou.
ClickPB


