Negociações reservadas em Brasília, reveladas com exclusividade ao portal PB Agora nesta quarta-feira (23), indicam que o cenário político paraibano poderá passar por uma reconfiguração profunda de olho nas eleições de 2026. Fontes ligadas à cúpula de partidos da base do governo Lula confirmaram que o deputado federal Gervásio Maia (PSB) e o superintendente da Companhia Docas da Paraíba, também filiado ao PSB, Ricardo Barbosa, estão com os dois pés fora da sigla e devem migrar para o Partido Verde (PV), legenda que integra a federação com o PT e PCdoB.
Já a atual secretária de Desenvolvimento Humano do Governo da Paraíba, Pollyanna Dutra, tem destino praticamente certo: será candidata pelo Partido dos Trabalhadores (PT). A movimentação já contaria com o aval do ex-governador Ricardo Coutinho, hoje petista, e também do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), que vem atuando como articulador do projeto de fortalecimento do bloco lulista no estado.
Nos bastidores, a operação tem sido chamada de “Operação Gleisi Hoffmann”, em referência à presidente nacional do PT, que acompanha de perto a montagem das chapas federais em estados estratégicos do Nordeste. A estratégia é formar uma supernominata federal dentro da federação Brasil da Esperança (PT-PV-PCdoB), fortalecendo a bancada da esquerda no Congresso Nacional.
As conversas estão avançadas. Os nomes envolvidos trabalham com a perspectiva de disputar juntos as vagas da Câmara Federal, aproveitando a estrutura e o peso político da federação.
Nomes já na disputa
Além de Gervásio, Pollyanna e Ricardo Barbosa, outros nomes já são tratados como candidatos certos na futura nominata. O ex-deputado Frei Anastácio e o vereador de João Pessoa Marcos Henriques (PT) estão confirmados. Também foi feito um convite à ex-primeira-dama de João Pessoa, Maísa Cartaxo, esposa do deputado estadual Luciano Cartaxo (PT), para disputar uma vaga na Câmara, mas ela ainda não deu resposta.
Efeitos colaterais
Com a entrada de novos quadros na federação, o grande prejudicado pode ser o veterano deputado federal Luiz Couto (PT). Segundo apurou o PB Agora, Couto não está participando das negociações e tem demonstrado incômodo com os rumos que a legenda vem tomando no estado. Internamente, há quem diga que o petista pode até se aposentar da vida pública caso se sinta isolado dentro da nova composição.
A movimentação, por outro lado, desidrata ainda mais o PSB da Paraíba, que vê seus quadros mais expressivos sendo assediados ou já de saída. Outras lideranças da legenda também estariam sendo sondadas para integrar o bloco, que tem a missão de representar o campo progressista paraibano em 2026.
União estratégica
A articulação representa uma união estratégica entre forças da base de Lula no estado, com apoio velado de setores do governo federal e até do Palácio do Planalto. O objetivo é consolidar uma bancada forte e unificada, que garanta votos para o presidente e estabilidade política no Congresso.
Embora as conversas ainda estejam em curso, o desenho da chapa já mostra um reposicionamento importante no tabuleiro político paraibano, com Gervásio, Pollyanna e demais nomes trabalhando em sintonia, e a sombra do ex-governador Ricardo Coutinho reaparecendo como articulador silencioso – e, talvez, beneficiário direto – dessa nova costura.
PB Agora acompanha.
Márcia Dias, com informações de Ytalo Kubitschek
PB Agora