O ex-prefeito de Cajazeiras, José Aldemir (Progressistas), marcou para a próxima segunda-feira, 21 de outubro, uma coletiva de imprensa em que deverá oficializar sua pré-candidatura nas eleições de 2026. O evento também servirá como ponto de encontro com lideranças políticas e aliados, e é esperado com grande expectativa nos bastidores políticos do Sertão paraibano.
A coletiva estava inicialmente prevista para última quarta-feira (16), mas foi adiada para garantir a presença de apoiadores que não poderiam comparecer na data anterior. “Além da entrevista, faremos o lançamento oficial da nossa pré-candidatura, e seria inviável realizar sem todos os amigos e companheiros que fazem parte desse projeto”, afirmou Aldemir.
Apoio a Nabor e Veneziano
Na sexta-feira (17), Zé Aldemir confirmou apoio à pré-candidatura do prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), ao Senado Federal, e também à reeleição do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB). As duas alianças devem compor o palanque de Aldemir nas eleições de 2026.
Em entrevista, o ex-prefeito explicou os motivos pelos quais não pretende apoiar o governador João Azevêdo (PSB), que também deve disputar uma das vagas ao Senado. Segundo ele, o chefe do Executivo estadual teria desrespeitado a população de Cajazeiras durante a eleição municipal passada.
“João Azevêdo veio e desrespeitou o povo de Cajazeiras. Eu não posso naturalmente ser solidário a João Azevêdo, tenho que ser solidário ao povo da minha terra. Quando o governador veio para cá na eleição municipal, a palavra dele se dirigindo a mim foi dizendo: ‘vai coisa ruim embora de Cajazeiras para que a gente possa promover o desenvolvimento e o crescimento de Cajazeiras’”, declarou.
Apesar das críticas, Aldemir afirmou que não guarda mágoas pessoais.
“Em política a gente não guarda mágoa, mas falo pelo povo de Cajazeiras, que sentiu isso com uma absoluta indignidade”, pontuou.
Ao ser questionado se irá “marchar com Veneziano e com Nabor” no próximo pleito, respondeu de forma direta:
“Exatamente.”
Articulação em Brasília
Antes da coletiva, Zé Aldemir esteve em Brasília a convite do deputado federal Aguinaldo Ribeiro, presidente estadual do Progressistas. O encontro serviu para discutir qual cargo ele deverá disputar nas eleições de 2026.
A expectativa é de que o anúncio oficial durante a coletiva desta segunda-feira defina de vez os rumos do ex-prefeito e o papel que ele ocupará na nova configuração política da região.
PB Agora