A Associação Paraibana de Imprensa (API) e a Associação de Mídia Digital (Amidi) divulgaram, nesta sexta-feira (13), uma nota conjunta de repúdio contra a prefeita de Cajazeiras, Corrinha Delfino (PP). O posicionamento das entidades acontece após a gestora utilizar suas redes sociais para fazer insinuações caluniosas contra o portal Diário do Sertão e o jornalista Petson Santos.
O conflito começou após o veículo publicar uma matéria, baseada em dados oficiais do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), revelando gastos de R$ 11 milhões com o Carnaval da cidade. O detalhe que chamou a atenção é que o município se encontra sob decreto de emergência devido à estiagem.
Para as associações, a reação da prefeita foi “injuriosa e inaceitável”. A nota destaca que o trabalho jornalístico foi pautado em documentos públicos e que qualquer contestação deveria ser feita com dados, e não com ataques pessoais ou tentativas de desqualificar profissionais.
“O contraditório jamais pode transbordar para posturas autoritárias, ataques pessoais, tentativas de intimidação ou desqualificação do trabalho da imprensa profissional”, diz trecho do documento.
As entidades reforçaram a trajetória de mais de 20 anos de Petson Santos no jornalismo paraibano, classificando o Diário do Sertão como um dos veículos mais influentes do estado. A API e a Amidi finalizaram exigindo respeito das autoridades públicas ao exercício do jornalismo, essencial para a democracia.
Confira a nota na íntegra:
ASSOCIAÇÃO PARAIBANA DE IMPRENSA
ASSOCIAÇÃO DE MÍDIA DIGITAL
Nota Conjunta de Repúdio
A Associação de Imprensa da Paraíba (API) e a Associação de Mídia Digital (Amidi) manifestam repúdio veemente às insinuações caluniosas feitas pela prefeita de Cajazeiras (PB), Corrinha Delfino, em seu perfil pessoal no Instagram, dirigidas ao portal Diário do Sertão e ao jornalista Petson Santos, diretor e colunista do veículo.
A manifestação injuriosa e inaceitável da gestora foi feita após publicação de matéria do portal Diário do Sertão, baseada em documentos oficiais do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba. Os dados apontam aplicação de R$ 11.000.000,00 (onze milhões de reais) em despesas relativas à festa de Carnaval Cajazeiras, município que está sob decreto de estado de emergência devido à estiagem, que afeta a população e atividades produtivas da região.
De caráter opinativo e reflexivo sobre prioridades de gastos, a reportagem poderia ter sido contestada com dados contrários ou justificativa administrativa. Nunca e nem jamais pela tentativa de desqualificar, acusar ou marginalizar profissionais de imprensa ou veículos de comunicação que exercem com rigor, compromisso, profissionalismo e responsabilidade a atividade jornalística, com base em documentos públicos e cumprimento.
Ao longo de mais de 20 (vinte) anos de trajetória no jornalismo paraibano, Petson Santos, jornalista e empreendedor da mídia digital, tem reconhecida atuação ética e profissional. Não por acaso, o portal Diário do Sertão consolidou-se, fruto deste trabalho sério, e se tornou um dos mais importantes e influentes veículos da imprensa paraibana.
Reiteramos o respeito e a convivência com o debate público e a crítica em uma sociedade democrática, mas o contraditório jamais pode transbordar para posturas autoritárias, ataques pessoais, tentativas de intimidação ou desqualificação do trabalho da imprensa profissional.
Colocamo-nos à inteira disposição do portal Diário do Sertão e do jornalista Petson Santos, reafirmando nosso apoio institucional e compromisso com a defesa da liberdade de expressão, da ética jornalística e do respeito à imprensa.
Por fim, exigimos respeito das autoridades públicas ao trabalho da imprensa profissional da Paraíba, e sempre reagiremos com integridade, altivez e dentro das leis contra intimidações e ataques que marginalizem um exercício tão fundamental para a democracia e para a sociedade.
Associação Paraibana de Imprensa
Associação de Mídia Digital
PB Agora

