O Governo Federal oficializou mudanças na direção da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na Paraíba. O novo superintendente regional será Fred Queiroga, assessor do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), e também aliado do pai dele, o prefeito de Patos, Nabor Wanderley.
Fred assume o lugar de Irlen Guimarães Filho, que havia sido indicado pelo senador Efraim Filho (União Brasil). A troca já era esperada desde a formalização da aliança de Efraim com o Partido Liberal (PL) para disputar o Governo da Paraíba em 2026, movimento que provocou a entrega de cargos federais ocupados por aliados do senador.
Natural de Boa Ventura, no Vale do Piancó, Fred Queiroga tem trajetória marcada por experiência em gestão e articulação política. Já ocupou cargos como secretário executivo da Pesca na Paraíba, vice-presidente da Companhia Docas, superintendente adjunto da Emlur e assessor parlamentar, o que lhe garante trânsito tanto no campo técnico quanto político
De acordo com o jornal O Globo, Fred Queiroga também será coordenador da campanha de Nabor Wanderley ao Senado. A posse está marcada para o dia 1º de setembro.
Nas redes sociais, Irlen Guimarães Filho se despediu do cargo destacando os dois anos de atuação à frente da Codevasf. “Ao encerrar minha jornada como superintendente regional da Codevasf na Paraíba, levo comigo a certeza de que nosso trabalho deixou marcas reais na vida de milhares de paraibanos”, escreveu.
Outro aliado de Efraim que deixou o governo federal foi Jackson Silva, ex-superintendente dos Correios.
A Codevasf é vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e tem como missão promover o desenvolvimento sustentável do Semiárido brasileiro, atuando em projetos de irrigação, abastecimento de água, apoio à agricultura familiar e infraestrutura, com forte presença no Nordeste.
Redação