O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (Republicanos), reafirmou nesta sexta-feira (8) que mantém firme o projeto de disputar o Governo do Estado em 2026.
Convidado pelo colega de partido Felipe Leitão (Republicanos), vice-presidente da ALPB, a permanecer na corrida eleitoral, Galdino não hesitou em deixar claro que não pretende abrir mão de seu projeto político. “Ninguém pode proibir a gente de sonhar. Meus sonhos são meus. Vou continuar lutando por eles, acreditando e buscando torná-los realidade”, afirmou o parlamentar, em tom firme e direto.
Cenário eleitoral na base governista: disputa entre aliados
O nome de Galdino se soma a outros dois que circulam com força nos bastidores da política paraibana como possíveis sucessores do governador João Azevêdo (PSB), que está em seu segundo mandato e, por isso, impedido de disputar novamente o cargo: Lucas Ribeiro (PP) – Atual vice-governador, defensor da continuidade do projeto de João Azevêdo e Cícero Lucena (PP) – Prefeito de João Pessoa e ex-governador, já citado como nome competitivo na disputa.
A possível candidatura de João Azevêdo a uma das duas vagas no Senado Federal, como é amplamente especulado nos meios políticos, pode reconfigurar os movimentos dentro da base aliada, que hoje governa o estado com ampla maioria na Assembleia Legislativa e nas principais prefeituras.
Com forte influência política e alto índice de aprovação, o governador João Azevêdo será peça-chave na costura de alianças para 2026. A expectativa é de que ele atue como fiador da unidade do grupo, que atualmente governa a Paraíba e pretende manter o comando do Executivo estadual.
A grande incógnita é como os três pré-candidatos — Galdino, Lucas Ribeiro e Cícero Lucena — irão se posicionar à medida que a disputa interna avança. Todos já ocupam cargos de destaque e têm suas próprias bases de apoio consolidadas.
PB Agora