O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que o Acordo Mercosul–União Europeia deverá receber tramitação acelerada no Parlamento brasileiro após o retorno dos trabalhos legislativos. A declaração foi dada em vídeo publicado nas redes do deputado, no qual ele comenta a importância econômica do tratado.
Segundo Motta, o acordo aguardou 26 anos para ser assinado, representando uma das maiores aberturas de mercado já negociadas pelo bloco sul-americano. Ele destacou que a medida tende a facilitar exportações brasileiras e, como consequência, gerar emprego e renda em diversos setores produtivos.
O presidente da Câmara lembrou ainda que, no dia 17, quando o tratado foi assinado no Paraguai, se comprometeu a buscar uma tramitação mais ágil na Casa. “Garantimos que na Câmara nós iríamos procurar dar a tramitação mais célere possível para que o Parlamento brasileiro possa respaldar esse acordo que será tão importante para a nossa economia”, afirmou.
Motta reforçou que a prioridade será mantida no retorno do recesso: “Nós vamos seguir com essa firmeza já na volta dos trabalhos, priorizando essa matéria tão importante para o nosso país”.


