Fechar menu

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Adriano decide ir para o “tudo ou nada”

    20 de julho de 2025

    Polícia Militar apreende drogas e dinheiro na Zona Sul de João Pessoa

    20 de julho de 2025

    Sousa encara embalado Central na luta para deixar a lanterna da Série D

    20 de julho de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Anunciar
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Agora PBAgora PB
    • Início
    • Últimas notícias
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    Agora PBAgora PB
    Lar»Política»A pouco mais de 1 ano para eleições, seis nomes despontam como pretensos candidatos ao governo
    Política

    A pouco mais de 1 ano para eleições, seis nomes despontam como pretensos candidatos ao governo

    adminPor admin10 de julho de 2025Nenhum comentário6 minutos de leitura35 Visualizações
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Tumblr E-mail
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

    A pouco mais de 1 ano para as eleições, a oposição e a situação se movimentam para escolher o candidato que disputará o Governo da Paraíba em 2026  na sucessão do governador João Azevedo (PSB). Os nomes dos postulantes ao Palácio da Redenção só serão conhecidos oficialmente em 2026, mas a lista dos pretensos candidatos está praticamente definida. A preço de hoje, seis nomes “estão na disputa interna” pela preferência dos blocos políticos, e poderão encabeçar a chapa majoritária, sendo três governistas e três oposicionistas.

    Do lado da base da situação, o vice-governador Lucas Ribeiro (PP), filho da senadora Daniella Ribeiro, e neto do ex-prefeito de Campina Grande Enivaldo Ribeiro, cresce visivelmente na preferência do governador João Azevedo. Nos bastidores, há quem diga que o nome de Lucas está praticamente consolidado. No campo da especulação, a chapa seria, Lucas candidato ao Governo, e João Azevedo e o prefeito de Patos Nabor Wanderley, candidatos ao Senado, com o respaldo do presidente da Câmara Federal, o deputado Hugo Motta.

    No entanto, outros nomes, inclusive do Progressistas também buscam o aval do atual mandatário do Palácio da Redenção, para disputar o pleito. Na corrida sucessória, além de Lucas, despontam como pré-candidatos ao governo, o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Adriano Galdino (Republicanos) e o prefeito de João Pessoa Cícero Lucena (PP).

    Esta semana, o deputado estadual Adriano Galdino reafirmou a sua pré-candidatura ao Governo do Estado. Durante entrevista, ele defendeu o protagonismo do seu partido no cenário estadual.

    “O Republicanos é o maior partido da Paraíba e tem o direito e todas as condições de apresentar uma candidatura ao governo. O meu nome está posto”, declarou Adriano.

    Adriano destacou que é natural a existência de mais de uma candidatura dentro da base do governador João Azevêdo, e que isso não impede uma futura união em um eventual segundo turno.

    Em outra entrevista, Galdino reforçou que deseja concorrer ao Palácio da Redenção e mandou um recado para os concorrentes internos, garantindo que já está com o seu nome na rua, dialogando com o povo.

    “Já estou com meu nome na rua, dialogando com o povo, com o meu partido [Republicanos], com os partidos aliados, com o governo. Vou buscar essa equação, se ela existir estarei pronto para ser candidato e ser o próximo governador da Paraíba”, disse.

    A exemplo de Adriano Galdino, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), também ratificou esta semana, que sua pré-candidatura ao Governo da Paraíba é pra valer. Em entrevista, Cícero destacou ações da sua gestão na capital, como pavimentação de ruas, asfaltamento, construção de parques, melhorias na mobilidade urbana, avanços na educação e obras estruturantes em mercados públicos.

    Segundo Cícero, o carinho da população tem sido demonstrado em suas andanças pelo interior, onde coleciona mais de 50 títulos de cidadão e lembra que, quando governador, foi responsável pela criação de mais de 50 municípios.

    Em meio a “inquietação” de alguns pré-candidatos, o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), comentou o processo de definição do nome que representará o grupo político da situação nas eleições estaduais de 2026.  João disse que entende que a disputa entre esses nomes é algo natural e acredita que a escolha será feita em breve.

    Durante entrevista à imprensa, o gestor afirmou que o processo está sendo conduzido com serenidade, mesmo diante da movimentação de pré-candidaturas já em curso.

    O governador reforçou que a base tratará da escolha com diálogo e harmonia.

    “É uma discussão que a gente vai fazer interna no partido e logo logo. Vai ser discutido de uma forma muito harmônica, muito tranquila, mesmo que muita gente não queira que seja assim”, disse.

    Se por um lado, a base do governo segue em busca de consenso para definir o candidato ao governo, na oposição, o quadro não é diferente. Pelo menos três nomes estão cotados para disputar o governo em 2026.

    Um dos nomes que pode encabeçar a chapa majoritária pela oposição  é do deputado Romero Rodrigues (Podemos).  Esta semana, depois de meses evitando declarações diretas sobre a sucessão estadual de 2026,  Romero Rodrigues voltou a admitir a possibilidade de disputar o governo da Paraíba no próximo ano. Romero, que vinha sendo comedido nas palavras, ao tratar do assunto, hesitando antecipar discussão sobre a formação da chapa majoritária da oposição, agora já fala como pré-candidato.

    “Estou preparado sim para ser candidato a governador. Não depende só de mim, depende de um grupo. Se a população quiser um gestor que também tem coração, para cuidar das pessoas, a Paraíba vai ter e eu vou estar à disposição”, afirmou.

    A guinada no discurso veio acompanhada de simbolismo. O deputado comentou o vídeo publicado por ele nas redes sociais, em que aparece montando em um touro, admitindo que fez a postagem realmente com objetivo de mandar um recado à classe política, sobre sua pretensão. Ele disse que a postagem serviu para rebater a pecha de que não teria coragem de disputar o Governo do Estado.

    Rodrigues integra o bloco de lideranças da oposição que vem articulando a formação de uma chapa forte para o próximo pleito. Ao lado dele estão o senador Efraim Filho (União Brasil), o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil) e o ex-deputado federal e presidente estadual do PSD, Pedro Cunha Lima – que disputou o governo em 2022 e saiu do segundo turno com mais de 1,1 milhão de votos, vencendo em 53 municípios paraibanos.

    Na semana passada, o ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSD) reafirmou que é pré-candidato ao governo estadual para as eleições de 2026.

    Em entrevista, o presidente estadual do PSD na Paraíba voltou a garantir que deseja disputar novamente o governo estadual, tal qual fez em 2022, mas também deixou em aberto a possibilidade de disputar uma das cadeiras paraibanas ao Senado.

    “Pode acontecer de um outro cenário surgir e todo esse campo da oposição entender que eu sou útil disputando o Senado. Também não vou dizer que é chance zero”, explicou o filho do ex-senador Cássio Cunha Lima.

    Além de Romero e Pedro, o senador Efraim Filho também está na disputa interna pela preferência na cabeça da chapa. Entre os pretensos postulantes,  Efraim é que tem uma situação mais confortável e cômoda.  Isso porque caso não obtenha êxito nas urnas, ele seguirá como senador por mais quatro anos, a exemplo do que fez o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), nas últimas eleições. Já Romero correria o risco de ficar sem mandato.

    Screenshot

    Embora estejam em fase de articulações e construções, as candidaturas só serão conhecidas em 2026, após as convenções partidárias. Até lá, os postulantes seguem em busca de apoio e pavimentando estradas para chegar forte na reta final do processo eleitoral.

    Severino Lopes

    PB Agora

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
    admin
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    De olho em 2026, Cícero Lucena prestigia evento no Cariri

    20 de julho de 2025

    De olho em 2026: Cícero intensifica agendas no interior e fortalece articulações durante Amparo Cabra Fest

    20 de julho de 2025

    Moraes diz que Eduardo intensificou ‘condutas ilícitas’ após medidas cautelares contra Bolsonaro

    20 de julho de 2025

    Ex-presidente do PT/PB faz piada com tornozelos livres em alusão às sanções contra Bolsonaro

    20 de julho de 2025

    Imprensa nacional aponta atritos de Hugo Motta com governo Lula e bolsonaristas no 1º semestre à frente da Câmara

    20 de julho de 2025

    Pesquisa para o Senado mostra João Azevêdo na liderança; veja os números

    19 de julho de 2025

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Top Posts

    PAA: agricultores familiares ofertam 248 mil toneladas de alimentos – Artigo de Exemplo

    21 de julho de 20237.653 Visualizações

    Entenda: plano de segurança do governo vai além do controle de armas – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20237.608 Visualizações

    Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20237.311 Visualizações
    Não perca

    Adriano decide ir para o “tudo ou nada”

    20 de julho de 2025

    Uma luz amarela se acendeu na frente da Granja Santana com a decisão do presidente…

    Polícia Militar apreende drogas e dinheiro na Zona Sul de João Pessoa

    20 de julho de 2025

    Sousa encara embalado Central na luta para deixar a lanterna da Série D

    20 de julho de 2025

    TRAGÉDIA: Acidente mata três pessoas e deixa dois feridos em rodovia na Paraíba

    20 de julho de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    PAA: agricultores familiares ofertam 248 mil toneladas de alimentos – Artigo de Exemplo

    21 de julho de 20237.653 Visualizações

    Entenda: plano de segurança do governo vai além do controle de armas – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20237.608 Visualizações

    Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20237.311 Visualizações
    Nossas escolhas

    Com boicote da oposição, venezuelanos vão às urnas neste domingo

    25 de maio de 2025

    Rússia lança maior ataque aéreo contra a Ucrânia em três anos

    25 de maio de 2025

    Por que a ONU depende de Israel para fornecer suprimentos a Gaza?

    25 de maio de 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube Drible
    • Anunciar
    Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados por agorapb.com.br

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.