A Paraíba apresentou uma redução significativa nos roubos de carga em 2024, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Com uma queda de 55,4% na taxa de ocorrências por 100 mil habitantes, o estado está entre os que mais reduziram esse tipo de crime no país, acompanhando também Rio Grande do Sul, Goiás e Ceará.
No cenário nacional, a taxa média de roubos de carga foi de 4,6 registros por 100 mil habitantes, representando uma queda geral de 14,3% em relação a 2023. Entretanto, nem todos os estados seguiram essa tendência. Sete unidades da federação apresentaram crescimento, entre elas Piauí (177%), Santa Catarina (124,8%) e Maranhão (107%), além de estados como Rio de Janeiro e Distrito Federal, que também tiveram alta, embora em menor proporção.
Especialistas destacam que os roubos de carga configuram um elo importante na cadeia do crime organizado, envolvendo áreas estratégicas como portos, aeroportos e grandes rodovias, especialmente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, que lideram em volume absoluto, apesar da queda de 22,5% e 6,6% nas suas taxas, respectivamente.
No caso da Paraíba, o expressivo recuo nos roubos de carga reflete ações integradas de segurança pública e investimentos em tecnologia e inteligência policial, alinhadas a políticas que buscam proteger o fluxo econômico e garantir a segurança da população.
Assim, a Paraíba se destaca, conforme a publicação, no cenário nacional não apenas pela redução significativa nos roubos de carga, mas também pela busca contínua em acompanhar as mudanças no perfil criminal, ampliando a capacidade de resposta do Estado frente a um crime organizado em transformação constante.
PB Agora