A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (22) a Operação Navalha de Ockham, com o objetivo de combater crimes de associação criminosa e a comercialização de cédulas falsas no município de Campina Grande, no Agreste da Paraíba.
A ação cumpriu um mandado de busca e apreensão expedido pela 16ª Vara Federal da Paraíba, realizado em uma residência localizada no bairro das Malvinas.
De acordo com a PF, as investigações identificaram um homem que atuaria como revendedor de notas falsas, intermediando a compra entre os falsificadores sediados no estado do Rio de Janeiro e os consumidores finais na Paraíba. Ele é suspeito de integrar uma rede criminosa voltada à distribuição de moeda falsificada.
O nome da operação faz referência ao princípio filosófico da Navalha de Ockham, que prega que a solução mais simples tende a ser a correta. A Polícia Federal utilizou o conceito para ilustrar a função do investigado na cadeia criminosa, facilitando e encurtando o caminho das notas falsas até os compradores.
As investigações continuam com o objetivo de identificar outros envolvidos e aprofundar os vínculos entre os intermediadores e os falsificadores.
PB Agora