A Justiça de São Paulo manteve o influencer Hytalo Santos e o marido dele, Israel Nata Vicente, presos após audiência de custódia realizada neste sábado (16).
O casal foi o preso preventivamente nesta sexta-feira (15) em uma casa em Carapicuíba, na Grande São Paulo, suspeitos por exploração e exposição de menores de idade em conteúdos produzidos para as redes sociais.
Hytalo é investigado pelo Ministério Público da Paraíba (MP-PB) e Ministério Público do Trabalho (MPT) por exploração e exposição de menores de idade em conteúdos produzidos para as redes sociais. O caso ganhou repercussão após denúncias do youtuber Felca sobre casos de “adultização” de crianças e adolescentes.
Os advogados de defesa do casal disseram à TV Globo que agora aguardam a análise de um pedido de habeas corpus impetrado neste mesmo sábado na Justiça Paulista, pedindo o relaxamento da prisão da dupla.
O delegado Fernando David de Melo Gonçalves, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), afirmou nesta sexta-feira (15) que o casal estava em rota de fuga do Brasil e, portanto, a manutenção da prisão era necessária para evitar prejuízo nas investigações.
“A informação que tínhamos é que eles estavam em rota de fuga do Brasil. Não sabemos quais são os países que iriam, mas pode ser [que fugisse] por Foz do Iguaçu ou pelo Sul do país mesmo”, disse Melo Gonçalves.
A cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, faz fronteira com o Paraguai e a Argentina. Segundo o delegado, eles não estavam com passaporte, somente o RG — para acessar países do Mercosul, brasileiros não precisam de passaporte.
Segundo o delegado, foram apreendidos quatro celulares com Hytalo, outros quatro aparelhos com Israel e um veículo do modelo Land Rover com registro da Paraíba.
“O carro é da Paraíba, eles vieram dirigindo e chegaram ontem [quinta] em Carapicuíba.”
A rota de Bayeux, cidade onde o influenciador tem casa, até Carapicuíba, na Grande São Paulo, tem mais de 2,8 mil quilômetros. A viagem tem duração de cerca de 40 horas.
Segundo o delegado, oito pessoas, entre homens e mulheres, estavam na casa na Grande São Paulo. Todos foram liberados porque não eram procurados pela Justiça.
“Alguns eram assessores e algumas pessoas relacionadas à investigação. A investigação vai ocorrer na Paraíba, a princípio já lacramos os celulares e serão entregues a investigadores de lá.”
Em entrevista coletiva, o delegado disse também que o casal permaneceu em silêncio. Eles vão passar a noite no 1º DP de Carapicuíba. Neste sábado (16), haverá audiência de custódia online, mas não há uma definição sobre o horário.
“Sendo confirmada a prisão, eles serão conduzidos ao CDP de Carapicuíba. Lá, ficam à disposição da Secretaria da Administração Penitenciária do estado de São Paulo para eventual recambiamento à Paraíba”, concluiu o delegado.
Defesa solicitará habeas corpus
Também na tarde desta sexta, a defesa de Hytalo Santos disse que o mandado de prisão é ilegal e que entrará com pedido de habeas corpus ainda hoje.
Em entrevista coletiva no Deic, o advogado Felipe Cassimiro afirmou que a decisão da prisão é “genérica” e “ilegal”.
G1