A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap-PB), através da sua Gerência Executiva do Sistema Penitenciário (Gesipe), realizou durante toda a manhã desta terça-feira (12) uma operação de segurança na unidade prisional de Monteiro (PB). O objetivo da ação foi a transferência de lideranças.
A operação também incluiu buscas por possíveis objetos ilícitos, com o intuito de combater a criminalidade organizada dentro do ambiente prisional.
Essas ações fazem parte do plano de ação contínuo para o controle do crime organizado no sistema prisional da Paraíba.
As operações em unidades de todo o estado contam com o apoio da Força Tática Penitenciária (FTPEN), grupo especializado em escoltas de alta complexidade; do GPOE (Grupo Penitenciário de Operações Especiais), responsável por atuar em situações de risco dentro do sistema prisional; e do GPOC (Grupo Penitenciário de Operações com Cães).
Todos são especializados em ações táticas de segurança no sistema penitenciário. Entre suas principais atribuições estão escoltas de alta complexidade, recaptura de foragidos e respostas rápidas a situações de crise.
A Seap-PB reafirma, por meio de suas ações e operações, o compromisso com a manutenção da ordem e da segurança no Sistema Penitenciário da Paraíba.