Um homem de 52 anos está sob investigação por suspeita de planejar um atentado contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Durante buscas em sua residência, em Samambaia, no Distrito Federal, a Polícia Civil encontrou uma bomba caseira e bilhetes que indicam possíveis intenções violentas.
Na última quarta-feira (26), o suspeito tentou invadir o prédio do STF, chegando a pular as grades de segurança instaladas ao redor do edifício. No entanto, ele foi contido antes de se aproximar do tribunal e teria feito ameaças a ministros e servidores da Corte.
As barreiras de segurança do Supremo foram instaladas em novembro de 2024, após um atentado a bomba em frente à estátua da Justiça. O responsável por aquele ataque, Francisco Wanderley Luiz, acabou tirando a própria vida com explosivos.
Após a invasão, a Divisão de Prevenção e Combate ao Extremismo Violento da Polícia Civil do Distrito Federal iniciou uma investigação. Na sexta-feira (28), com autorização judicial, agentes realizaram buscas na casa do suspeito.
Durante a ação, além da bomba caseira, foram apreendidos um casaco de uso exclusivo da Polícia Militar do Distrito Federal e bilhetes que, segundo a corporação, confirmam intenções extremistas. Um dos escritos dizia: “Hoje início do reinado do juiz Jerônimo por autoridade de Jesus.”
A polícia também apreendeu um celular e um computador do investigado. Os equipamentos passam por perícia para verificar se ele agiu sozinho ou se há outros envolvidos no plano de ataque. O homem foi preso em flagrante por resistência e desacato. Segundo a Polícia Civil, ele resistiu à abordagem e precisou ser contido com o uso moderado da força.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line