O Órgão Especial do Tribunal de Justiça da Paraíba aprovou, por unanimidade, na sessão desta quarta-feira (6), voto de aplauso ao médico pediatra João Gonçalves de Medeiros Filho, proposto pelo desembargador José Ricardo Porto. A homenagem se dá em reconhecimento ao lançamento do livro “João Pessoa, Meu Sublime Torrão”, uma obra que resgata a memória afetiva e histórica da capital paraibana sob o olhar sensível de quem viveu e construiu sua trajetória pessoal e profissional na cidade.
O autor, médico pediatra com mais de 70 anos de vivência em João Pessoa, fará o lançamento da obra nesta quarta-feira (6), às 17h30, na Quilha Gulliver (MAG Shopping). O livro percorre desde a fundação da cidade até os dias atuais, com passagens por ruas, praças, igrejas, tradições culturais e personagens que marcaram a história da capital.
Ao justificar o voto, o desembargador José Ricardo Porto destacou não apenas o valor histórico e literário da publicação, mas também a figura humana do autor: “Trata-se de uma obra primorosa, fruto de uma vida inteira dedicada à cidade. O doutor João Medeiros, com sua sensibilidade e amor pela terra natal, constrói um verdadeiro documento histórico-literário que enriquece a bibliografia sobre João Pessoa e emociona pela delicadeza com que narra suas lembranças. O livro é um legado para as gerações atuais e futuras”, afirmou o desembargador.
Ele acrescentou: “É um médico pediatra dos mais conceituados, um médico inteligente, sensível, amigo das crianças. As minhas duas netas são suas pacientes, suas clientes. Quando minha filha vai levá-las ao médico, elas perguntam: ‘vamos ver tio Joãozinho?’ Tio Joãozinho é amigo das crianças. Um médico elegante, inteligente, competente. Filho do doutor João Medeiros, um ícone da medicina da Paraíba, inclusive reitor da Universidade Federal da Paraíba no período de 1965 a 1969. Irmão de Jacinto Londres de Medeiros — esse sim foi meu médico, como também João Medeiros, pai”, afirmou.
Inspirado na canção “Meu Sublime Torrão”, de Genival Macedo, o livro assume um tom nostálgico e reverente. João Medeiros revisita com carinho a João Pessoa antiga e atual, com o olhar de quem não apenas nasceu e cresceu no bairro de Tambiá, mas que sente o dever de preservar a memória da cidade.
Ascom TJPB