As aulas de uma turma do 3º ano do curso de informática do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Cajazeiras, no Sertão, foram suspensas por 10 dias após a confirmação de um surto de catapora entre os estudantes. Seis alunos testaram positivo para a doença, segundo informações confirmadas pela direção da instituição.
De acordo com o diretor do campus os primeiros casos começaram a ser registrados na quinta-feira (22). A decisão de suspender temporariamente as aulas foi tomada após reunião com a Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras, que já acompanha a situação.
A suspensão atinge apenas a turma em que houve os casos confirmados. As demais turmas seguem com as atividades normalmente, sem alterações no calendário letivo.
A direção do IFPB informou que os alunos diagnosticados estão em boas condições de saúde, em isolamento, e sendo acompanhados pelo núcleo de apoio médico e odontológico do campus, além das famílias. As aulas suspensas serão repostas ao longo do ano letivo.
A Vigilância em Saúde do município iniciou uma investigação para rastrear a origem e conter uma possível disseminação do vírus. Segundo os primeiros levantamentos, o chamado “caso índice” — o primeiro caso identificado — seria de uma aluna vinda do município de Cachoeira dos Índios, também no Sertão paraibano.
Dos seis alunos confirmados com catapora, apenas uma reside em Cajazeiras e já recebeu atendimento pela rede municipal de saúde. Até o momento, não há confirmação sobre testagem em massa nos demais estudantes, mas o IFPB informou que já solicitou essa medida às autoridades de saúde.
PB Agora