Na manhã desta terça-feira (8), o Sindicato dos Bancários da Paraíba realizou uma paralisação na agência do Itaú localizada na Rua Duque de Caxias, no Centro de João Pessoa.
A ação é parte de uma mobilização que acontece em todo país no “Dia Nacional de Luta Contra Abusos Cometidos pelos Bancos” e é promovida por entidades sindicais com o objetivo de denunciar o fechamento sistemático de agências, demissões em massa e precarização das condições de trabalho.
Segundo o coordenador da COE dos funcionários do Itaú da Fetrafi Nordeste, Carlos Hugo Guimarães, a agência de Cruz das Armas (nº 7981) já foi encerrada em João Pessoa, e outra unidade — a de Campina Grande (nº 8497) — tem previsão de fechamento para o dia 4 de agosto.
A ação também chamou atenção para o contraste entre os altos lucros do banco e a deterioração das condições enfrentadas pelos trabalhadores. Para o presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Lindonjhonson Almeida, a mobilização representa um grito de resistência diante das decisões corporativas que desconsideram os impactos humanos e sociais.
“Estamos nas ruas para denunciar o desmonte que o Itaú vem promovendo nas suas estruturas físicas e humanas. Fecham agências, sobrecarregam os bancários e lucram como nunca. Essa conta não pode continuar sendo paga por quem trabalha e pela população que depende desses serviços”, afirmou Lindonjhonson Almeida, presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba.
A mobilização desta terça se soma a uma série de atos organizados pelo movimento sindical em todo o Brasil e reforça o compromisso das entidades com a defesa dos empregos, dos direitos dos trabalhadores e de um sistema bancário que atenda às necessidades da sociedade.
PB Agora
com Ascom / Sindicato dos Bancários na Paraíba