As denúncias sobre envenenamento de gatos no Mercado Central de João Pessoa foram confirmadas nesta sexta-feira (4), pelo Secretário de Cuidado e Proteção Animal do município, Guga Pet. Durante entrevista à rádio CBN João Pessoa, o gestor afirmou que cerca de 10 animais foram encontrados mortos na região entre a noite da quarta-feira e o dia de ontem.
“Foram muitos, muitos gatos. Acho que acima de 10 gatos, a gente tá fazendo o levantamento e todo esse mapeamento. Estamos mapeando todos os animais ali no Mercado Central e fazendo todo o controle pra que de fato a gente possa saber quantos animais realmente foram mortos”, revelou o secretário.
Guga revelou que o caso já está sendo investigado e os envolvidos devem ser identificados e devidamente punidos.
“Conversamos com diversas pessoas lá no Mercado e a gente já tem uma linha de investigação. Não podemos divulgar detalhes, se não atrapalha a gente a chegar aos criminosos que fizeram essa barbaridade. A gente já tem um trabalho de mapeamento no mercado público, onde a gente conta com os produtores independentes para que a gente possa aumentar o número de castrações e diminuir esse número de envenenamentos”, acrescentou.
O gestor fez questão de lembrar que esse tipo de violência contras os animais é crime. “Hoje a gente tem uma lei federal que prevê de dois a cinco anos de prisão para quem comete maus tratos e mortes de animais no Brasil. A gente já tem casos aqui na Paraíba em que chegamos aos criminosos, os inquéritos foram abertos e duas pessoas foram para o presídio”, concluiu.
PB Agora