Fechar menu
Agora PB

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Carlão Pelo Bem celebra filiação de Efraim ao PL: “A direita está consolidando sua maturidade”

    22 de março de 2026

    George Morais se filia ao PL, lança pré-candidatura a deputado federal e avalia nomes para vice de Efraim

    22 de março de 2026

    Semana começa com quase 400 vagas de emprego em diversas regiões da Paraíba

    22 de março de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Anunciar
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Agora PBAgora PB
    • Início
    • Últimas notícias
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    Agora PB
    Lar»Paraíba»Quintal Produtivo cria espaço de sustentabilidade na UEPB e aproxima comunidade da agricultura familiar
    Paraíba

    Quintal Produtivo cria espaço de sustentabilidade na UEPB e aproxima comunidade da agricultura familiar

    adminPor admin25 de novembro de 2025Nenhum comentário4 minutos de leitura4 Visualizações
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Tumblr E-mail
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

    Aquecimento global, mudanças climáticas, preservação dos recursos naturais, consciência ambiental, e políticas de sustentabilidade. Com o fim da COP 30, realizada em Belém (PA), e com acordos ainda em discussão, o mundo acompanhou os debates voltados para o futuro do planeta. Na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), antes mesmo da conferência do clima, diversas iniciativas incentivam ações que tornam o ser humano e a natureza protagonistas do meio ambiente.

    O Quintal Produtivo, desenvolvido no Câmpus I, é um exemplo de um projeto bem-sucedido na área ambiental, desde o seu surgimento, e tem criado um espaço que é modelo de agroecologia e ainda recebe escolas e agricultores(as) que acompanham a implantação de espaços sustentáveis em comunidades. Essa possibilidade cria um ambiente harmônico entre a comunidade universitária e visitantes, apresentando técnicas simples de sustentabilidade, a exemplo de hortas medicinais, viveiros de mudas, casa de sementes, além de uma área de compostagem.

    A iniciativa é do Laboratório de Ecologia Vegetal Integrativa (LEVIN), coordenado pelo professor e pesquisador Sérgio de Faria Lopes, do Departamento de Biologia, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), no Câmpus I. O foco do projeto, conforme explicou o professor, é a promoção e o fortalecimento da agroecologia no âmbito da UEPB.

    Ainda em fase de construção, o Quintal Produtivo já conta com equipamentos que permitem a realização de atividades voltadas para a sustentabilidade, a exemplo de uma praça de convivência na entrada e um viveiro de espécie frutíferas, este em fase de montagem. Ao lado do viveiro, será criado uma área de compostagem. A área de convivência instalada em meio às árvores, folhas e calçamentos, já virou atrativo no CCBS, tendo sido construída pela Pró-reitoria de Infraestrutura (PROINFRA).

    O espaço já conta com um anfiteatro ao céu aberto que comporta 25 pessoas, além de um lago e uma mandala de ervas medicinais, um roçado agroecológico, jardim e plantações de hortaliças para cultivo de alface, coentro, beterraba, cebola. No momento, o Quintal Produtivo da UEPB tem mais de 50 espécies plantadas em sua extensão.

    O professor Sérgio de Faria disse que teve ideia de criar o projeto quando ingressou no Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias, visando fomentar os quintais produtivos que são unidades próximas de residências que cultivam uma série de espécies como hortaliças, ervas medicinais e plantas frutíferas e da caatinga, além de criar pequenos animais e desenvolver tecnologias sociais como compostagens, além de criação de abelhas sem ferrão.

    A ideia, conforme explicou o professor Sérgio, foi montar uma vitrine dentro do Câmpus I que favorecesse um diálogo entre os(as) agricultores(as), estudantes e docentes dos cursos de Biologia, Agroecologia, Agronomia, Engenharia Ambiental entre outros, debatendo temas como sustentabilidade, agroecologia, educação ambiental, envolvendo associações de agricultores familiares. Com esse foco, o projeto surgiu com a proposta de ofertar palestras, oficinas e capacitações, além de receber visitas de escolas da rede pública, sempre incentivando o homem e a mulher do campo a adotar ações de sustentabilidade.

    O professor Sérgio explicou que a ideia do quintal é que o espaço se torne um lugar pedagógico, possibilitando que os(as) visitantes entendam a importância dos diferentes tipos de tecnologia social que podem ser implementada em seus quintais. “Projetos como o Quintal Produtivo são fundamentais porque fazem a ponte entre as pessoas diretamente afetadas pelas mudanças climáticas e a Universidade. A ciência precisa ouvir e aprender com quem vive essas transformações no cotidiano. Todo esse cenário de tecnologia social é proposto para um diálogo maior com a sustentabilidade”, afirmou.

    Para o professor Sérgio, entender a relação entre ensino, pesquisa e extensão é essencial para acelerar novos conhecimentos, novas metodologias, novas resoluções de problemas. Entre o verde da ecologia e o pensamento inquieto da filosofia, ele propôs construir uma trajetória que desafia fronteiras disciplinares. A etnobotânica, incorporada às pesquisas no Laboratório de Ecologia Vegetal Integrativa revela saberes tradicionais e práticas sustentáveis. “Buscamos entender como as comunidades tradicionais obtêm conhecimento sobre plantas medicinais, forrageiras, de manejo e uso sazonal. Esses saberes são fundamentais para a convivência com o semiárido”, acrescentou o docente.

    A exemplo dos demais Quintais Produtivos, o espaço criado no Câmpus I é voltado para a promoção da segurança alimentar, nutricional e da autonomia econômica das comunidades rurais. Ele mostra como o uso de tecnologias sociais, associadas aos conhecimentos científicos podem impactar na agricultura familiar, gerando sustentabilidade, melhoria na qualidade de vida, e mudanças de realidades.

    Texto: Severino Lopes

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
    admin
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Semana começa com quase 400 vagas de emprego em diversas regiões da Paraíba

    22 de março de 2026

    Governador sanciona lei para garantir recarga de carro elétrico em garagens residenciais e comerciais na Paraíba

    22 de março de 2026

    Edital PM de Alagoas publicado: 1.060 vagas e salários de até R$ 11,5 mil

    22 de março de 2026

    Nathalie de Lima faz homenagem às mulheres no Sabadinho Bom deste final de semana

    21 de março de 2026

    Vítima de acidente na zona rural de Monteiro não resiste e morre em Campina Grande

    21 de março de 2026

    MPPB realiza mediação para garantir continuidade da assistência no Hospital Clipsi, em Campina Grande

    21 de março de 2026

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Top Posts

    Rússia lança maior ataque aéreo contra a Ucrânia em três anos

    25 de maio de 20257.501 Visualizações

    Por que a ONU depende de Israel para fornecer suprimentos a Gaza?

    25 de maio de 20257.328 Visualizações

    Com boicote da oposição, venezuelanos vão às urnas neste domingo

    25 de maio de 20253.916 Visualizações
    Não perca

    Carlão Pelo Bem celebra filiação de Efraim ao PL: “A direita está consolidando sua maturidade”

    22 de março de 2026

    O vereador Carlão Pelo Bem participou neste domingo (22), do ato de filiação do senador…

    George Morais se filia ao PL, lança pré-candidatura a deputado federal e avalia nomes para vice de Efraim

    22 de março de 2026

    Semana começa com quase 400 vagas de emprego em diversas regiões da Paraíba

    22 de março de 2026

    Ex-presidente do PT-PB detona filiação de Efraim Filho ao PL: “A máscara caiu”

    22 de março de 2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Rússia lança maior ataque aéreo contra a Ucrânia em três anos

    25 de maio de 20257.501 Visualizações

    Por que a ONU depende de Israel para fornecer suprimentos a Gaza?

    25 de maio de 20257.328 Visualizações

    Com boicote da oposição, venezuelanos vão às urnas neste domingo

    25 de maio de 20253.916 Visualizações
    Nossas escolhas

    Em aceno à Rússia, Zelensky propõe zona desmilitarizada em Donetsk

    24 de dezembro de 2025

    Papa Leão XIV comanda sua primeira missa de Natal no Vaticano

    24 de dezembro de 2025

    Saiba por que a árvore é um dos símbolos mais importantes do Natal

    24 de dezembro de 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube Drible
    • Anunciar
    Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados por agorapb.com.br

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.