O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado neste domingo (16) em todo o país*, com 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza. Na Paraíba, mais de 142 mil candidatos estão inscritos, segundo o Inep.
Uma dúvida comum entre os participantes é se quem faltou ao primeiro dia — que trouxe as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação — pode participar do segundo.
A resposta é sim.
De acordo com o edital do Enem 2025, o candidato ausente no primeiro dia pode solicitar a reaplicação da prova, desde que se enquadre nos critérios previstos.
O documento estabelece que o participante afetado por problemas logísticos ou por doenças infectocontagiosas deve comparecer ao segundo dia de aplicação e, depois, solicitar a reaplicação. Entre esses problemas, o edital cita:
Desastres naturais que comprometam a estrutura do local de prova;
Falta de energia elétrica que impossibilite a visibilidade adequada;
Erro de execução da aplicação que cause prejuízo comprovado ao participante.
Como pedir a reaplicação
A solicitação deve ser feita na Página do Participante entre 17 e 21 de novembro, até 12h (horário de Brasília).
Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), o prazo será de 8 a 12 de dezembro, também até 12h.
Cada pedido será analisado individualmente pelo Inep, e o resultado deve ser consultado na mesma página.
Dados gerais do Enem 2025
O Enem deste ano reúne mais de 4,8 milhões de inscritos. Na Paraíba, as provas ocorrem em 425 locais distribuídos em 55 municípios.
Somente Belém, Ananindeua e Marituba terão aplicação em 30 de novembro e 7 de dezembro.
Redação


