Noite de 16 de outubro de 2025. Nada é mais gratificante do que ser homenageado em sua terra natal. O retorno para casa, após desbravar o mundo, superar desafios e dificuldades, realizar sonhos pessoais e ainda contribuir para o bem seu País, é sempre marcante. Emocionante. Inesquecível. Essa proeza foi alcançada pelo economista paraibano Carlos Antônio Vieira Fernandes.
Atual presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), e com uma história inspiradora, Carlos Vieira foi homenageado na noite desta quinta-feira (16), em Lagoa de Dentro, sua terra natal, no Brejo da Paraíba. O PB Agora esteve presente e acompanhou todos os detalhes da homenagem feita como forma de reconhecer o legado e a importância do Carlos Antônio Vieira, o filho mais ilustre da cidade brejeira.
A homenagem, marcada por momentos emocionantes, aconteceu dentro da abertura da 7ª edição da Rota Cultural Raízes do Brejo, que engloba 10 cidades e conta com atividades culturais até dezembro explorando os atrativos da região.
O evento reuniu prefeitos, secretários, artistas, diversos gerentes da Caixa de cidade paraibanas, além de empresários da região, e aconteceu em um palco montado na Rua do Comércio, local onde Carlos Vieira nasceu e viveu até os 7 anos antes de partir em busca de seus sonhos.
O ponto alto da homenagem foi a apresentação do espetáculo “Carlinhos e a Rua do Comércio”, uma obra de autoria do escritor Renilson Targino, que retratou parte da trajetória do filho mais ilustre de Lagoa de Dentro. A peça, assistida pelo homenageado, quebrou a rotina da cidade de 7.819 habitantes e emocionou parentes, amigos e pessoas anônimas que se emocionaram com a história inspiradora de Carlos Vieira.
A chegada de Carlos Vieira à Rua do Comércio, ao lado de sua esposa Isabela Fernandes, do prefeito da cidade, Camaf Doulas da Silva Moreira (Republicanos) e outras autoridades, foi marcante e o fez rememorar momentos de sua vida na cidade. Ele foi recebido com festa por moradores e por crianças que integram o projeto cultural responsável pela montagem da festa.
Antes da homenagem, Carlos Vieira assistiu a abertura oficial do Raízes do Brejo 2025 que este ano vai passar por Lagoa de Dentro, Alagoinha, Serra da Raiz, Dona Inês, Juarez Távora, Guarabira, Pirpirituba, Belém, Duas Estradas e Pilõezinhos. O evento, que mostra a riqueza da região, aconteceu na Orla da Lagoa Francisco Soares e reuniu centenas de pessoas. A recepção ao presidente da Caixa e filho mais ilustre da cidade foi calorosa. Emocionante.
Ao lado de sua esposa Isabela Fernandes, do prefeito da cidade Camaf Doulas da Silva Moreira (Republicanos), Carlos Viera se emocionou. Lembranças do passado floresceram. Voltar a Rua do Comércio, onde ele nasceu, cresceu e deu os primeiros passos na vida profissional, foi marcante. Com olhos atentos para o espetáculo, o homenageado visivelmente recordou momentos de sua infância. A convivência com os país, avós e amigos.
Contada com uma trupe de atores da região, a história revisitou a infância de “Carlinhos”, um menino sonhador que nasceu, estudou e viveu inúmeros momentos marcantes na Rua do Comércio, coração de Lagoa de Dentro, cercado por afeto, esperança e fé.
Mais que a trajetória de um homem, o espetáculo, segundo o autor, foi um convite a acreditar nos próprios sonhos.
Sensibilizado, Carlos Vieira disse que não esperava a homenagem, e estava grato pela lembrança.
Na conversa com O PB Agora, ele falou da alegria de voltar a Lagoa de Dentro e rever a cidade na qual deu os primeiros passos. Disse que o momento era de júbilo e inesquecível.
“É um momento sem sombra de dúvida muito especial do ponto de vista do indivíduo. Voltar a minha terra na abertura do Rota Cultural Raízes do Brejo que visibiliza todos esses municípios é gratificante. Lagoa de Dentro é minha terra natal. Eu nasci aqui. Fico feliz pelo prefeito Camaf Doulas nesse momento de celebração, para fazer um reconhecimento a minha trajetória. Isso me deixa envaidecido, mas consciente do meu papel e da responsabilidade que eu tenho em torno de tudo isso que está sendo relatado” destacou.
Com sua simplicidade, sorriso no rosto e felicidade perceptível, Carlos Vieira disse que a homenagem serviu para ele aflorar boas lembranças lembranças da cidade, especialmente da Rua do Comércio, onde ele nasceu e passou para de sua infância, antes de partir em busca de seus sonhos.
“Aqui eu nasci e saí com 7 anos para morar em João Pessoa, mas os meus vínculos de infância e adolescência ficaram de forma permanente na minha memória. Porque mesmo morando em João Pessoa, eu vinha muito a Lagoa de Dentro. Os meus parentes estavam vivos naquela época. E sem dúvida, foram momentos para rememorar todas aquelas histórias das vivências que tive aqui” destacou.
Filho ilustre de Lagoa de Dentro, Carlos Vieira disse que estava consciente de que sua trajetória serve de inspiração para outros jovens, e ressaltou o poder transformador da educação, um dos caminhos para realizar sonhos.
“A educação é o pilar de uma sociedade e tem um papel fundamental, que pode ser inspirada a partir de políticas públicas mas também ser inspirada a partir das atitudes individuais.
Para ele, a educação pode ajudar o cidadão a transformar o país, e citou inúmeros exemplos concretos no Brasil e em outros países.
Sobre a sua missão à frente da Caixa Econômica, ele disse que tem feito todo o esforços para contribuir para o desenvolvimento do País, e destacou o papel da Caixa e os impactos positivos na vida dos brasileiros.
Carlos Vieira lembrou que a Caixa Econômica é um banco importante, que no dia 12 de janeiro de 2026 vai completar 165 anos de existência. Um banco, segundo ele, cujo DNA se confunde com o DNA do Brasil, sendo responsável por trabalhar a inclusão social como fonte de transformação. Lembrou que a CEF é um banco que sempre se atualiza do ponto de vista de suas plataformas tecnológicas e na concessão dos créditos nas diversas modalidades.
Entre tantas pessoas presentes no evento, uma delas tinha um momento especial para acompanhar a homenagem: Isabela Fernandes. Ela conheceu Carlos Vieira em Lagoa de Dentro há mais de 40 anos. Os dois se casaram, constituíram famílias, e realizaram sonhos juntos. A homenagem feita a Carlos Vieira também fez transbordar de alegria o coração, esposa do ilustre filho de Lagoa de Dentro.
“É uma emoção muito grande estar aqui e acompanhar essa homenagem depois de tanto tempo.Eu conheci Carlos aqui em Lagoa de Dentro, há 44 anos atrás. Ver um retrato da história dele contada por crianças e adolescentes da cidade é emocionante. Uma alegria porque um momento como esse nos traz boas lembranças”
Visivelmente emocionado, o prefeito da cidade, Camaf Doulas da Silva Moreira (Republicanos) destacou o legado de Carlos Antônio Vieira Fernandes. Ele fez questão de enaltecer a trajetória do homenageado e o brilhante trabalho que ele vem desenvolvendo em favor do povo brasileiro na frente da Caixa Econômica Federal.
“Para nós é um orgulho ter um conterrâneo brilhando à frente de um dos bancos públicos mais importantes do País. Homenagear o filho mais ilustre de Lagoa de Dentro é motivo de alegria” destacou.
O prefeito disse que a história de Carlos Vieira é inspiradora e serve para motivar as crianças e adolescentes do município, que é possível realizar os sonhos. Sempre acreditar. Nunca desistir.
O autor da peça, Renilson Targino disse ao PB Agora que a história de Carlos Viera é inspiradora e serve para motivar outras gerações. Ele disse que ficou encantado com a forma como a economia construiu a sua história, com persistência, luta e determinação, mostrando como é possível transformar sonhos em realidade, desbravar novos horizontes e se tornar um vencedor.
Renilson Targino contou que o espetáculo foi todo inspirado na infância de Carlos Vieira, e lembra momentos particulares de sua vida, como as idas à bodega do seu Pedrinho, uma das mais antigas da cidade. Falou de lutas e sonhos que podem ser realizados.
Ele definiu o espetáculo como uma celebração a vida de um homem que acreditou em seus sonhos.
“Nada mais justo do que falar da trajetória de Carlos Vieira. Ele nasceu aqui em Lagoa de Dentro. Cresceu na Rua do Comércio que a gente chama de coração de Lagoa de Dentro. Estudou na escola mais antiga da cidade que foi o Getúlio Vargas e também esteve presente e vivendo vários momentos na bodega de seu Pedrinho, que era uma bodega muito conhecida. Ele era neto de Pedrinho “, lembrou.
Segunda homenagem
Esta foi a segunda homenagem que o paraibano Carlos Viera recebeu este ano na Paraíba. No último mês de agosto, ele foi homenageado com a Medalha Epitácio Pessoa, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Paraíba.
Quem é Carlos Vieira
Natural de Lagoa de Dentro/PB, Carlos Antônio Vieira Fernandes é mestre em Finanças pela Université Paris 1 Panthéon – Sorbonne, pós-graduado em Estratégias Empresariais, Comércio Externo e Finanças, graduado em Economia e Estudos Sociais. Está em processo de doutoramento pela Management School (IAE) da University of Bordeaux.
Carlos Antônio Vieira Fernandes é graduado em estudos sociais pela Faculdade de Ciências Filosóficas e Letras de Guarabira, com MBAs em finanças empresariais pela FGV, executivo internacional pelo Instituto Amana-Key, comércio externo pela Universidade Católica de Brasília e estratégias empresariais pelo Centro Universitário de João Pessoa.
Carlos Vieira construiu uma trajetória de mais de três décadas na Caixa, onde ingressou ainda jovem e ocupou funções estratégicas. Em novembro de 2023, assumiu a presidência do maior banco público da América Latina, que atende mais de 151 milhões de clientes e está presente em 99% dos municípios brasileiros.
Entre outros cargos, atuou como Ministro interino das Cidades e Integração em períodos alternados entre 2014 e 2015. Foi Secretário Executivo do Ministério das Cidades e Integração, com vasta experiência em cargos e funções executivas estratégicas, tais como: Diretor Presidente da Fundação dos Economiários Federais (FUNCEF), Diretor Presidente e Diretor Operacional da Financeira BRB.
Severino Lopes
PB Agora