O comentarista da GloboNews, Valdo Cruz, destacou nesta terça-feira (25) que o PL decidiu focar sua pauta nos próximos dias na tentativa de aprovar uma anistia para o ex-presidente Jair Bolsonaro.
De acordo com a reportagem, lideranças do partido avaliam que o cenário político atual favorece a aprovação, com os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), em conflito aberto com o governo Lula. O desgaste entre o Palácio do Planalto e a cúpula do Congresso ficou evidente na segunda-feira, após declarações públicas que expuseram atritos tanto com o governo quanto entre os próprios líderes das Casas legislativas.
Segundo a avaliação de bolsonaristas presentes na reunião do PL, caso o projeto de anistia seja colocado em votação, ele teria condições de ser aprovado na Câmara com mais de 300 votos. Durante o encontro, houve ainda um apelo por unidade partidária para superar desentendimentos nas redes sociais e concentrar esforços na defesa de Bolsonaro.
Michelle Bolsonaro também participou do evento e se emocionou ao criticar a atuação do ministro Alexandre de Moraes, afirmando que o ex-presidente não poderia permanecer sozinho durante a prisão domiciliar por risco de problemas de saúde.
O PL deve agora buscar convencer Hugo Motta a pautar o tema em reunião de líderes, visando acelerar a tramitação do projeto de anistia.
Redação


