A pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto ANOVA, em parceria com o Portal PB Agora, divulgada nesta segunda-feira (08) revelou o índice de rejeição dos principais nomes cotados para disputar o Governo da Paraíba em 2026. O levantamento mostra que Pedro Cunha Lima, do PSD, é o pré-candidato com maior rejeição entre os eleitores, enquanto o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) aparece com a menor taxa.
De acordo com os números, quando questionados sobre “em quem não votariam de jeito nenhum para governador da Paraíba, se a eleição fosse hoje”, os entrevistados responderam:
Pedro Cunha Lima – 10,6%
Efraim Filho – 8,3%
Adriano Galdino – 7,3%
Cícero Lucena – 5,7%
Lucas Ribeiro – 4,2%
Votaria em todos – 5,5%
Não votaria em nenhum – 34,6%
Não sabem/Não opinaram – 23,8%
O resultado evidencia que, embora Pedro seja competitivo em cenários de intenção de voto, também concentra o maior índice de rejeição, fator que pode impactar sua viabilidade eleitoral. Já Lucas Ribeiro, atual vice-governador, registra a menor resistência entre os nomes testados, o que pode representar espaço para crescimento em futuras sondagens.
Metodologia
A pesquisa ouviu 2.000 pessoas em 70 municípios paraibanos, entre os dias 04 e 06 de setembro de 2025, abrangendo todas as regiões do estado: Mata, Agreste, Borborema e Sertão. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Segundo o Instituto ANOVA, foram realizados filtros de verificação e fiscalização em aproximadamente 20% das entrevistas, assegurando a confiabilidade da amostragem.
O estudo integra uma série de levantamentos que também trazem cenários estimulados e espontâneos de intenção de voto, além de análises para o Senado e Presidência da República.
PB Agora