Imagem ilustrativa. (Foto: pixabay)
A Paraíba zerou, pela primeira vez, a fila de espera para transplante de coração nesta quinta-feira (25), após uma doação de múltiplos órgãos realizada no Hospital de Trauma de João Pessoa.
Como observou o ClickPB, foram doados um coração, rins e córneas de um paciente de 34 anos. O receptor do coração, um homem de 64 anos, foi operado no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), este ano, 169 pessoas já foram beneficiadas por transplantes de órgãos e tecidos no estado. Para ser doador, é necessário que a pessoa interessada comunique sua família o desejo de doar seus órgãos.
Duas doações de coração em menos de 48 horas
No último dia 13 de setembro, a Paraíba registrou sua 11° doação de coração de 2025. O paciente doador do coração tinha 27 anos e morreu vítima de hemorragia subaracnóidea (sangramento na área entre o cérebro e os tecidos que o recobrem e protegem) associada a um aneurisma cerebral.
Já em 11 de setembro, a Central de Transplantes havia registrado a 10° doação de coração do ano. O ato de solidariedade partiu da família de um jovem de 22 anos, que autorizou também a doação do fígado e dos rins. Ao todo, quatro pessoas foram beneficiadas com a decisão.
*Com Secom-PB