A Paraíba foi incluída na nova portaria do Ministério das Cidades que autorizou, nesta terça-feira (2), a contratação de 1.925 unidades habitacionais pelo programa Minha Casa, Minha Vida Rural. O estado será contemplado com 144 moradias, distribuídas entre os municípios de Cacimbas (45 casas), Cubati (50) e Gurinhém (49), beneficiando diretamente famílias de baixa renda que vivem em áreas rurais.
A iniciativa faz parte da modalidade Rural do programa, voltada para famílias residentes em áreas rurais com renda bruta familiar anual de até R$ 120 mil. As novas habitações vão contribuir para reduzir o déficit habitacional no campo e garantir mais dignidade e qualidade de vida aos moradores da zona rural paraibana.
No total, a portaria publicada no Diário Oficial da União prevê a construção de 1.925 casas em onze estados do país, beneficiando mais de 7,6 mil pessoas. No Nordeste, além da Paraíba, também foram contemplados municípios da Bahia, Pernambuco, Piauí, Ceará e Sergipe.
Desde 2023, mais de 75 mil unidades habitacionais da linha Rural já foram selecionadas em todo o Brasil. O texto da portaria reforça que os gestores operacionais e agentes financeiros responsáveis devem seguir os prazos de contratação e atender a todas as condições técnicas, institucionais e jurídicas para a formalização das propostas.
Com a inclusão dos municípios paraibanos nesta etapa, o estado reforça sua participação em um dos principais programas habitacionais do Governo Federal, que alia geração de emprego, desenvolvimento regional e, sobretudo, a realização do sonho da casa própria para centenas de famílias do interior.
PB Agora