Vivenciado um cenário atrativo para o turismo, a Paraíba pretende se transformar em referência e agora se posiciona ativamente para sediar um novo projeto que pretende revolucionar o Nordeste. Foi revelado recentemente o projeto para construção de um novo e moderno aeroporto internacional. Os detalhes sobre a localização e estrutura real ainda serão negociados, mas a Paraíba já entra na concorrência para receber o equipamento, conforme interesse demonstrado pelo governador João Azevêdo.
O projeto foi anunciado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) durante o Fórum Turismo e Investimentos | Brasil 360°, que aconteceu em 16 de setembro. Está prevista a criação de um hub aéreo de grande porte, focado em alta tecnologia e sustentabilidade.
O novo projeto ganhou destaque em veículos de notícia nacionais, como o Estadão, Terra e R7, e pretende modificar completamente o cenário turístico da região, promovendo tecnologia avançada e sustentabilidade. A intenção do novo aeroporto internacional é descentralizar o turismo, além de melhorar a conectividade aérea e atrair investimentos.
Paraíba Concorre a Hub de Alta Tecnologia
O governador João Azevêdo esteve presente no evento e manifestou o interesse do estado em viabilizar a construção do novo terminal. Segundo João Azevêdo, a Paraíba tem condições econômicas e fiscais favoráveis para sediar o empreendimento.
“A Paraíba vai concorrer para ter esse terminal voltado para o turismo e pode oferecer boas condições econômicas e fiscais”, reforçou o governador João Azevêdo.
O governador aproveitou o espaço para apresentar o Polo Turístico Cabo Branco, um grande projeto de desenvolvimento estadual que inclui parques temáticos, roda-gigante e grandes redes hoteleiras, reforçando a capacidade da Paraíba de absorver um fluxo turístico internacional ampliado. A proposta do novo aeroporto não é apenas um espaço para voos, mas um hub sustentável e inovador, com parte da operação automatizada, conforme destacaram representantes da CAF e da ONU Turismo.
Na época do evento o governador João Azevêdo comemorou a participação no evento. Em postagem nas redes sociais, João Azevêdo declarou que “é bom demais celebrar o ambiente de negócios criado pela nossa gestão, que atrai investimentos como nunca se viu. São mais de R$ 2,7 bilhões sendo investidos por grandes grupos empresariais e o Governo da Paraíba chegando junto com mais de R$ 600 milhões pra trazermos cada vez mais resultados, desenvolvimento e mais de 20 mil empregos pra nossa gente”.
A Importância da Conectividade para o Turismo Paraibano
A iniciativa do novo aeroporto é vista como estratégica para o aumento do fluxo de visitantes estrangeiros e para a ampliação da conectividade aérea, um desafio histórico para o turismo na América Latina.
O projeto se alinha com o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (Pati), do Governo Federal, que incentiva novos voos diretos e regulares internacionais, visando estimular a sustentabilidade e a distribuição regional do turismo, um ponto crucial para o desenvolvimento de destinos como a Paraíba.
Contexto: Regras de Cabotagem
Outro fator que pode beneficiar a Paraíba é o debate no Congresso Nacional sobre a extensão da cabotagem. O Projeto de Lei nº 4.392, que propõe permitir que empresas aéreas estrangeiras realizem transporte doméstico em voos com origem ou destino na Amazônia Legal, está sendo discutido para ter sua área de abrangência estendida para todo o Norte e Nordeste.
Se aprovada, a medida permitiria que companhias internacionais que pousem na Paraíba transportem passageiros entre cidades brasileiras, aumentando significativamente a oferta de voos e reduzindo os preços de passagens na região.
Com um histórico de crescimento no turismo e iniciativas robustas como o Polo Turístico Cabo Branco, a Paraíba se apresenta como um forte concorrente para receber o hub aéreo de alta tecnologia, prometendo mudar o mapa da mobilidade e do desenvolvimento econômico de todo o Nordeste.
O novo aeroporto pode contar com incentivos do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (Pati), iniciativa do governo federal voltada à promoção do Brasil nos mercados internacionais, com foco no aumento do fluxo de visitantes estrangeiros e na ampliação da conectividade aérea dos destinos brasileiros.
Por meio do programa, companhias aéreas brasileiras ou estrangeiras e aeroportos podem submeter projetos de novos voos diretos e regulares internacionais com o objetivo de acessar fundos promocionais e campanhas de divulgação do Visit Brasil (canais de comunicação digital).
A iniciativa também visa a estimular a sustentabilidade e a distribuição regional do turismo, ao incentivar voos para aeroportos localizados em destinos consolidados, mas com menor volume de assentos disponíveis, contribuindo assim para encurtar distâncias, reduzir emissões de gás carbônico (CO₂) e descentralizar o turismo, promovendo um desenvolvimento mais equilibrado.
“A expansão da malha aérea vai ampliar a oferta de voos, reduzir e facilitar a mobilidade dos visitantes, tanto brasileiros quanto estrangeiros, mais um estímulo fundamental para aumentarmos o fluxo internacional para o Nordeste. Projetos como o novo aeroporto internacional são estratégicos para atrair investimentos, impulsionar o turismo e descentralizar o desenvolvimento econômico”, diz Marcos Jorge, CEO da RTSC.
ClickPB