De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o movimento veio de uma iniciativa de uma organização não-governamental (ONG) chamada Fundação Susan G. Komen for the Cure, desenvolvida em 1982, nos EUA, em homenagem a uma vítima do câncer de mama do mesmo nome. Em terras brasileiras, a iniciativa demorou mais um tempo para ser adotada, sendo apenas em 2002, na cidade de São Paulo.
A conscientização sobre o câncer de mama em 2025 é ideal para a prevenção e o diagnóstico precoce, incentivando o cuidado no dia a dia e auxiliando a identificar qualquer variação percebida por meio do autoexame. Além disso, destaca-se a importância da análise frequente por meio de exames como a mamografia, que é recomendada para mulheres entre 50 e 69 anos a cada dois anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A detecção precoce, seja pelo autoexame ou por exame de rastreio, pode elevar a taxa de cura para acima de 90%, pois permite o início rápido do tratamento em estágios iniciais da doença.
De acordo com a secretaria de saúde do município, para uma campanha ser eficiente é importante considerar os principais pontos do movimento: a conscientização, a prevenção e a importância de promover como o acesso aos serviços de saúde essenciais para tratamentos e exames adequados para verificar cada caso individualmente.
A Secretaria de Saúde de Monteiro está sempre de portas abertas para dar o apoio e acompanhamento necessário a todos que procurarem o serviço.