Fechar menu

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Durante encerramento do ODE, Leo Bezerra anuncia novo anel viário da UFPB

    19 de setembro de 2025

    Prefeitura de Queimadas investe na cultura e no aprendizado do acordeon

    19 de setembro de 2025

    Prefeito Cícero Lucena retorna a João Pessoa após peregrinação e deve anunciar novo partido na próxima semana

    19 de setembro de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Anunciar
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Agora PBAgora PB
    • Início
    • Últimas notícias
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    Agora PBAgora PB
    Lar»Paraíba»Operação para combater incêndio florestal no Sertão da PB é reforçada com mais bombeiros, aeronave e monitoramento via satélite
    Paraíba

    Operação para combater incêndio florestal no Sertão da PB é reforçada com mais bombeiros, aeronave e monitoramento via satélite

    adminPor admin19 de setembro de 2025Nenhum comentário3 minutos de leitura24 Visualizações
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Tumblr E-mail
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

    Um incêndio  de grandes proporções que já dura sete dias e tem devastado uma mata paraibana. Um crime ambiental.  A operação para combater o incêndio na serra do Cruzeiro, na cidade de São José do Bonfim, no Sertão da Paraíba, foi reforçada em mais um dia com chamas, que já consumiram cerca de 40% na vegetação nativa. As informações foram confirmadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Paraíba (Semas-PB).

    De acordo com a secretaria, foram mobilizados 70 bombeiros militares, com apoio da aeronave Acauã e nove militares da Polícia Militar. A expectativa é de que na sexta-feira (19), o efetivo de combate ao fogo seja reforçado com 37 novos bombeiros.

    Além disso, um caminhão que comporta 12 mil litros de água, sete caminhonetes, dois quadriculos, um veículo UTV, dois drones de monitoramento, 39 mochilas com água e sete esguichos adicionais, com seis sopradores para debelar as chamas.

    Também está sendo utilizado um monitoramento via satélite dos focos de calor, existentes na localidade através de plataforma do governo federal. Conforme um boletim emitido sobre a força-tarefa, com o reforço vai ser possível intensificar o combate aéreo e terrestre ao fogo.

    O incêndio florestal na serra do Cruzeiro, na cidade de São José do Bonfim , no Sertão da Paraíba, já consumiu cerca de 40% da vegetação nativa no local.

    O incêndio florestal de grandes proporções na serra do Cruzeiro, na cidade de São José do Bonfim , no Sertão da Paraíba, chega ao sexto dia e já consumiu cerca de 40% da vegetação nativa no local. Desde o início no último sábado (13/09), o Corpo de Bombeiros montou uma operação para conter as chamas.

    De acordo com o Corpo de Bombeiros, a serra do Cruzeiro tem 400 hectares no geral e até o momento foram consumidos o equivalente a 160 hectares em vegetação. Por conta do incêndio, animais de pequeno porte foram encontrados mortos por conta do fogo.

    O tenente-coronel o tenente-coronel Danilo Galvão, que tem atuado no combate ao incêndio, informou que a área atingida é comumente alvo de incêndios criminosos, nas quais pessoas colocam fogo intencionalmente com o objetivo de “limpar terrenos” e também a ação de caçadores de animais, que para encontrar os bichos mais facilmente, ateiam as chamas.

    O bombeiro explicou que devido a região que acontece o incêndio há problemas no acesso dos veículos, a mata fechada para o acesso por terra e também o fato do terreno ser íngreme.

    A água utilizada para apagar o fogo é levada nas costas dos agentes, porque os carros que poderiam ser usados para levar o material não conseguem ter acesso ao local. A serra também é distante de lugares em que o líquido está disponível para reabastecimento, segundo os Bombeiros.

    A suspeita da Polícia Civil  é que o incêndio tenha sido causado por caçadores de animais tendo sido iniciado de forma criminosa. Um inquérito foi aberto pela PC para investigar as causas do incêndio e localizar os responsáveis pelo crime ambiental.

    Redação

    Fotos: Major Galvão/Corpo de Bombeiros

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
    admin
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    João Pessoa impulsiona Paraíba ao topo da inovação nacional: estado entra no ranking dos cinco mais inovadores do Brasil

    19 de setembro de 2025

    Município de Camalaú anuncia leilão de bens inservíveis no dia 9 de outubro

    19 de setembro de 2025

    Preço do litro da gasolina pode ser encontrado por R$ 5,97 na Grande João Pessoa; saiba onde

    19 de setembro de 2025

    MPF firma acordo com a prefeitura de Cabedelo para urbanização de trecho da orla da praia de Camboinha

    19 de setembro de 2025

    Hospital Regional Santa Filomena realiza atendimento de pré-natal de alto risco em Monteiro

    19 de setembro de 2025

    Na PB, lei vai obrigar estabelecimentos a informar sobre presença de alérgenos em alimentos

    18 de setembro de 2025

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Top Posts

    PAA: agricultores familiares ofertam 248 mil toneladas de alimentos – Artigo de Exemplo

    21 de julho de 20239.276 Visualizações

    Entenda: plano de segurança do governo vai além do controle de armas – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20239.215 Visualizações

    Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20238.949 Visualizações
    Não perca

    Durante encerramento do ODE, Leo Bezerra anuncia novo anel viário da UFPB

    19 de setembro de 2025

    O prefeito em exercício de João Pessoa, Leo Bezerra, anunciou a execução da obra do…

    Prefeitura de Queimadas investe na cultura e no aprendizado do acordeon

    19 de setembro de 2025

    Prefeito Cícero Lucena retorna a João Pessoa após peregrinação e deve anunciar novo partido na próxima semana

    19 de setembro de 2025

    Festival do Mel começa hoje em São José dos Cordeiros com shows de Bell Marques, Pablo e Thales Play; confira os horários

    19 de setembro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    PAA: agricultores familiares ofertam 248 mil toneladas de alimentos – Artigo de Exemplo

    21 de julho de 20239.276 Visualizações

    Entenda: plano de segurança do governo vai além do controle de armas – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20239.215 Visualizações

    Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20238.949 Visualizações
    Nossas escolhas

    Com boicote da oposição, venezuelanos vão às urnas neste domingo

    25 de maio de 2025

    Rússia lança maior ataque aéreo contra a Ucrânia em três anos

    25 de maio de 2025

    Por que a ONU depende de Israel para fornecer suprimentos a Gaza?

    25 de maio de 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube Drible
    • Anunciar
    Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados por agorapb.com.br

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.