Em solenidade da Casa do Estudante, realizada na manhã desta quinta-feira (27), o governador João Azevêdo voltou a falar sobre a situação da greve na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e destacou as ações do Governo do Estado para avançar nas negociações com os servidores.
O governador ressaltou que o diálogo com a universidade e as categorias já vinha sendo conduzido há algum tempo, com reuniões promovidas pelos secretários estaduais Gilmar, Fábio Brito, entre outros. Segundo ele, o Estado assumiu uma postura de responsabilidade, mesmo diante de uma dívida que não é de sua responsabilidade direta.
“Quando cheguei ao governo, havia atrasos nas progressões dos servidores e em outras questões administrativas da universidade. Desde então, o Estado repassou os recursos necessários para atualizar essas progressões. Não há nenhum problema pendente do nosso período de gestão”, afirmou.
João Azevêdo detalhou ainda que o governo se dispôs a quitar parte da dívida judicial dos servidores, assumindo valores que totalizam cerca de R$ 40 milhões, com parcelamento e deságio negociados. Inicialmente, foi proposto um parcelamento em 60 meses com deságio de 40%, que foi reduzido a 24 meses para atender à negociação.
O governador ressaltou que o avanço depende da compreensão dos professores, já que a dívida é resultado de ações movidas contra a universidade, e não do Estado. “O diálogo já foi amplo e a responsabilidade do Estado é clara. Agora, cabe à categoria avaliar e decidir sobre a proposta”, disse.
O trecho da entrevista repercutiu no programa Rede Verdade, da Arapuan FM.
Redação


