O governador João Azevêdo acompanhou, neste domingo, o desfile cívico-militar de 7 de Setembro, em João Pessoa. Ao todo, entre Forças Armadas, órgãos da Segurança Pública do Estado, entidades de classe e escolas, cerca de 4.300 pessoas se apresentaram no evento realizado na Avenida Duarte da Silveira, no dia do encerramento da Semana da Pátria, aberta na última segunda-feira (1º) pela Casa Militar do Governador. Um grande público compareceu ao local para acompanhar o ato cívico que celebrou os 203 anos de Independência do Brasil.
O evento foi iniciado com o embarque do governador na viatura blindada de transporte de pessoal do Exército (Urutu). Dentre os atos que marcaram a programação do desfile cívico-militar de 7 de Setembro, foram realizados o hasteamento das bandeiras e revista às tropas federal e estadual.
Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ressaltou a satisfação de participar do desfile de 7 de Setembro. “É extremamente importante que possamos celebrar a cada ano essa grande conquista do povo brasileiro e renovar o compromisso com a nossa nação e com a nossa liberdade. Esse foi um dos maiores desfiles que participamos e representa também um momento de reflexão e fortalecimento da nossa democracia e da soberania nacional”, frisou.
O gestor também destacou que o desfile é uma oportunidade de apresentar à população toda a estrutura das Forças de Segurança da Paraíba. “Aqui estiveram presentes as Polícias Militar, Civil e Penal, o Corpo de Bombeiros que demonstraram todo o investimento que temos feito ao longo dos últimos anos na Segurança Pública, que é um patrimônio do nosso Estado”, acrescentou.
O comandante do 1º Grupamento de Engenharia (1º Gpt E), general de brigada Helton Andrade, destacou o simbolismo da data comemorativa. “Essa é uma data em que celebramos o nascimento da nossa nacionalidade. 7 de setembro de 1822 foi quando o Brasil se tornou independente de Portugal e o brasileiro pôde se reconhecer como povo de uma nação soberana”, observou.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Fonseca, evidenciou que mais de mil homens da corporação participaram do desfile. “São 203 anos de independência do nosso país, um momento extremamente importante para o Brasil, para a Paraíba e para a Polícia Militar, espaço em que homens e mulheres que dedicam suas vidas para proteger a sociedade ostentam as suas fardas”, comentou.
A psicóloga Ester Barreto acompanha o desfile cívico-militar há 30 anos, tradição que passou para filhos e neto. “Para mim é algo interessante de ver e estamos honrando também a história do nosso país, além de relembrar do nosso passado para que hoje estivéssemos aqui. Nós fazemos questão de acordar cedo, garantir um bom lugar para assistir ao desfile e a minha filha mais velha já traz o meu neto para que ele possa desde pequeno acompanhar e valorizar esse momento”, falou.
Já o vendedor Renan Machado assistiu ao desfie de 7 de Setembro pela primeira vez e fez questão de trazer toda a família. “Eu queria que meu filho conhecesse o desfile de João Pessoa, nunca tinha vindo, só acompanhava pela televisão e hoje estou vendo de perto e pretendo continuar vindo”, declarou.
Passaram pela Avenida Duarte da Silveira, integrantes das Forças Armadas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiro Militar, Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente ‘Alice de Almeida’ (Fundac), Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), Guarda Municipal, entidades de classe e escolas estaduais e municipais.
Prestigiaram o desfile o vice-governador Lucas Ribeiro; a primeira-dama Ana Maria Lins; a segunda-dama Camila Mariz; o deputado estadual João Gonçalves; o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Fred Coutinho; além de auxiliares da gestão estadual, dentre eles coronel Marques Filho (secretário-chefe da Casa Militar do Governador), coronel Lucas Severiano (subcomandante do Corpo de Bombeiros), coronel Ronildo Souza (subcomandante da Polícia Militar), Isaías Gualberto (superintendente do Detran), Roberta Neiva (diretora de Operações do Detran), Wilson Filho (secretário de Educação) e Pollyanna Werton (secretária do Desenvolvimento Humano).
Redação com Secom/PB