As fortes chuvas que atingem alguns municípios da Paraíba desde a madrugada desta quinta-feira (12) provocaram transtornos em diferentes pontos da cidade de Bananeiras. Um dos principais atrativos turísticos da região, o túnel da Viração, ficou completamente intransitável. Lama e vegetação caíram na entrada do túnel, além de acúmulo de água em seu interior.
Na PB-105, na entrada da cidade, uma árvore caiu e interrompeu o trânsito temporariamente. A ocorrência foi confirmada pela Guarda Municipal, que realizou a limpeza do trecho e liberou a passagem de veículos. Apesar da normalização, o órgão alerta para risco iminente de novas quedas de árvores na rodovia.
Na área central de Bananeiras, populares também registraram aumento significativo no nível das águas do canal que corta a Praça Epitácio Pessoa.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para os 223 municípios da Paraíba, incluindo Bananeiras. O aviso prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos de 60 a 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
As autoridades recomendam que a população evite áreas de risco, redobre a atenção ao transitar por vias afetadas e siga as orientações dos órgãos de defesa civil e segurança.
PB Agora

