O abastecimento de água por meio de carros-pipa será interrompido a partir desta segunda-feira (1º) em Campina Grande e em outros 13 municípios paraibanos. De acordo com o Exército, responsável pela Operação Carro-Pipa (OCP), a suspensão é temporária e deve durar até quarta-feira (3), quando o serviço deve ser retomado.
A pausa será utilizada para realizar um replanejamento do cronograma de distribuição, incluindo a atualização de dados e ajustes logísticos. Entre as medidas previstas estão:
- reavaliação do público atendido;
- contratação de pipeiros reservas para equilibrar custos e rotas;
- criação de novos pontos de abastecimento.
Em Campina Grande, onde 64 comunidades dependem dos carros-pipa, o risco de desabastecimento é considerado baixo. Segundo Maxsuell Vasconcelos, da Defesa Civil, a água distribuída até a última sexta-feira (28) garante abastecimento por até 15 dias para boa parte das áreas atendidas. “Até quarta-feira esse replanejamento estará concluído. Não há motivo para preocupação”, afirmou.
A Operação Carro-Pipa é coordenada pelo Exército Brasileiro em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), garantindo abastecimento emergencial às regiões do Semiárido. Para aderir ao programa, os municípios precisam decretar situação de emergência ou calamidade, receber reconhecimento federal e solicitar atendimento pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).
Municípios atingidos pela suspensão
Campina Grande
Água Branca
Montadas
Picuí
Tenório
Aroeiras
Gurjão
Parari
Salgado de São Félix
Sumé
Catolé do Rocha
Monteiro
Pedra Lavrada
São Bento
PB Agora


