Fechar menu

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Polícia Federal desmonta esquema de fraude contra a Caixa em João Pessoa e Manaus

    7 de agosto de 2025

    PMJP cadastra pessoas interessadas em acolher animais resgatados de canil clandestino

    7 de agosto de 2025

    Deputado paraibano tacha de “8 de janeiro reeditado” movimento da oposição que barrou trabalhos na Câmara

    7 de agosto de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Anunciar
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Agora PBAgora PB
    • Início
    • Últimas notícias
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    Agora PBAgora PB
    Lar»Paraíba»DOE traz nomeação de Leonardo Quintans como novo procurador-geral de Justiça do MPPB
    Paraíba

    DOE traz nomeação de Leonardo Quintans como novo procurador-geral de Justiça do MPPB

    adminPor admin7 de agosto de 2025Nenhum comentário4 minutos de leitura6 Visualizações
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Tumblr E-mail
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

    O promotor de Justiça Leonardo Quintans Coutinho será o novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba no biênio (2025/2027). A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (7/08), sob o Ato Governamental nº 2.556. E já havia sido anunciada na manhã desta quarta-feira (06) pelo governador João Azevedo, durante a solenidade de cessão do Casarão dos Azulejos, em João Pessoa, para instalação do Museu da Justiça Eleitoral.

    Leonardo Quintans integrou a lista tríplice enviada ao governador na última quinta-feira (31), após a eleição ocorrida no mesmo dia, na sede do MP. Ele foi o mais votado entre os quatro candidatos: recebeu 205 votos (o correspondente à escolha de 93,2% dos 220 membros votantes). Completaram a lista o promotor Rodrigo Marques da Nóbrega, com 64 votos (29%  dos eleitores); e o procurador Aristóteles de Santana Ferreira, que recebeu 53 votos (24% dos eleitores). O procurador de Justiça João Geraldo Barbosa foi o quarto mais votado, tendo recebido 41 votos (18,6%). 

    Foi a primeira vez na história do MPPB em que houve a participação de todos os eleitores aptos. Foram computados, pelo sistema online desenvolvido na própria instituição, 363 votos válidos (já que o voto é plurinominal e cada eleitor pode escolher até três candidatos) e registrado um voto nulo.

    Leonardo Quintans toma posse como procurador-geral de Justiça do MPPB, em substituição a Antônio Hortêncio Rocha Neto, no próximo dia 1º de setembro de 2025. 

    O promotor disse estar honrado e grato pela nomeação, recebida como uma confirmação, pelo governador, da escolha feita pela maioria dos membros do MP. Afirmou, ainda, que essa confiança depositada nele aumenta o senso de responsabilidade diante da missão que vai assumir.

    “Temos uma enorme missão pela frente, de conduzir o Ministério Público nesses próximos dois anos e fazer uma gestão voltada para o cidadão. Aproximar cada vez mais o MP da sociedade, para que o Ministério Público possa entregar cada vez mais o que se espera de nós: a defesa da sociedade. E como metas centrais da nossa gestão, a tutela da segurança pública, da saúde e da educação. Então, a ideia realmente é apoiar o promotor para que ele possa, de fato, defender a sociedade com mais instrumentos, mecanismos e possibilidades nessas áreas centrais, sem esquecer das outras. No mais, é dar continuidade aos quatro anos da gestão de Hortêncio, que deixou um legado enorme, e avançar ainda mais nessa linha de conectar o Ministério Público com a sociedade, com o cidadão, e atender seus anseios”, finalizou Quintans.

    Saiba mais sobre o novo PGJ:

    LEONARDO QUINTANS COUTINHO

    É bacharel em Direito e especialista em Direito Público. Tem 44 anos. Nasceu em João Pessoa, filho dos servidores públicos paraibanos Napoleão de Oliveira Coutinho (in memoriam) e Maria do Socorro Quintans Coutinho. 

    Data de ingresso no MPPB: 7 de junho de 2013. Antes disso,  foi servidor concursado do IFPB entre 2004 e 2007, do TRT20 (Sergipe) no ano de 2007 e do TRT13 (Paraíba) entre os anos de 2008 e 2011. Foi promotor na Bahia entre 2011 e 2013. 

    Cargos mantidos atualmente: 1⁰ promotor de Justiça de Sapé, assessor técnico do PGJ

    Outros cargos assumidos anteriormente no MPPB: começou a carreira no MPPB como promotor de Justiça de Sousa, onde atuou como promotor do Patrimônio Público, da Cidadania, da Família, da Fazenda Pública e em matéria Cível, além da função eleitoral. Foi, também, coordenador da Promotoria de Sousa. Em 2015, foi removido para Picuí e em 2019 para Alagoa Grande, onde ficou até 2024, quando foi promovido para a entrância final, para a promotoria de Catolé de Rocha. No mesmo ano, foi removido para o cargo de 1⁰ promotor de Justiça de Sapé. Foi também coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Patrimônio Público (2017 a 2019) e secretário de Planejamento e Gestão (2019 a 2021). Entre janeiro de 2021 e janeiro de 2025 presidiu a Associação Paraibana do Ministério Público (APMP). Foi, ainda, diretor do Nordeste da Conamp (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público) e coordenador do Focco (Fórum Paraibano de Combate à Corrupção).

    PB Agora com informações do MPPB

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
    admin
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    PMJP cadastra pessoas interessadas em acolher animais resgatados de canil clandestino

    7 de agosto de 2025

    Vereadores denunciam obra paralisada e questionam gestão do prefeito Onildo Lindberg em São Domingos do Cariri

    7 de agosto de 2025

    João Azevêdo nomeia Leonardo Quintans, mais votado de lista tríplice, como novo procurador-geral de Justiça

    6 de agosto de 2025

    Na Paraíba, bolsonarismo ainda não vinga — e Efraim pode sair perdendo nessa queda de braço com Veneziano

    6 de agosto de 2025

    TJPB aprova voto de aplauso ao médico João Medeiros por lançamento de livro

    6 de agosto de 2025

    João Pessoa e mais 45 cidades da Paraíba estão sob alerta de chuvas intensas até quinta-feira

    6 de agosto de 2025

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Top Posts

    PAA: agricultores familiares ofertam 248 mil toneladas de alimentos – Artigo de Exemplo

    21 de julho de 20238.215 Visualizações

    Entenda: plano de segurança do governo vai além do controle de armas – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20238.165 Visualizações

    Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20237.893 Visualizações
    Não perca

    Polícia Federal desmonta esquema de fraude contra a Caixa em João Pessoa e Manaus

    7 de agosto de 2025

    A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (07) a Operação Expurgatio, com o objetivo…

    PMJP cadastra pessoas interessadas em acolher animais resgatados de canil clandestino

    7 de agosto de 2025

    Deputado paraibano tacha de “8 de janeiro reeditado” movimento da oposição que barrou trabalhos na Câmara

    7 de agosto de 2025

    Exército abre processo seletivo para cabo, sargento e oficial com vagas para CG e JP na Paraíba

    7 de agosto de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    PAA: agricultores familiares ofertam 248 mil toneladas de alimentos – Artigo de Exemplo

    21 de julho de 20238.215 Visualizações

    Entenda: plano de segurança do governo vai além do controle de armas – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20238.165 Visualizações

    Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20237.893 Visualizações
    Nossas escolhas

    Com boicote da oposição, venezuelanos vão às urnas neste domingo

    25 de maio de 2025

    Rússia lança maior ataque aéreo contra a Ucrânia em três anos

    25 de maio de 2025

    Por que a ONU depende de Israel para fornecer suprimentos a Gaza?

    25 de maio de 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube Drible
    • Anunciar
    Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados por agorapb.com.br

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.