A Defesa Civil Nacional reconheceu nessa segunda-feira (18) a situação de emergência em 31 municípios de seis estados brasileiros, incluindo cidades da Paraíba, afetadas por desastres naturais. Com o reconhecimento federal, as prefeituras paraibanas já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações emergenciais e recuperação de áreas atingidas.
Segundo a diretora do Departamento de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, Juliana Moretti, os recursos podem ser usados em três frentes: socorro e assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de infraestruturas públicas e residenciais. Entre os exemplos de ações estão a distribuição de cestas básicas, kits de higiene, fornecimento de água potável e desobstrução de vias.
O reconhecimento federal é uma etapa importante para que as cidades afetadas recebam apoio financeiro e logístico, garantindo rapidez na assistência à população. As prefeituras podem solicitar os recursos de forma imediata para minimizar os impactos dos desastres naturais.
Bonito de Santa Fé, Caraúbas e São José de Espinharas, na Paraíba, obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência por causa da estiagem.
PB Agora