A trajetória de uma comunidade que nasceu na ocupação das margens do rio por povos tradicionais e desde então luta pela preservação do território e a garantia do direito de moradia, a população do Porto do Capim foi comtemplada, nesta terça-feira, com a chegada dos recursos do Novo PAC Periferia Viva – Urbanização
A Caravana das Periferias iniciou a visita ao Porto do Capim percorrendo a obra do Minha Casa, Minha Vida que está sendo construído na região da própria comunidade para abrigar 108 famílias que precisarão ser remanejadas. Depois, o secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões, inaugurou o Posto Territorial que marca o início das obras que vão direcionar R$ 100 milhões em repasses para a urbanização na comunidade, beneficiando mais de duas mil pessoas.
“Parabenizo a comunidade pela luta e pelos ensinamentos que nos deram. Obrigado pelo legado de vocês pra essa cidade, pois é uma referência pra gente continuar construindo. Essa comunidade vai passar por uma transformação incrível, respeitando as necessidades, as reivindicações e a realidade dos moradores”, afirmou o secretário.
E para quem é a quinta geração que luta para se manter em seu lugar com dignidade, a chegada dos recursos materializa um sonho. “É um dia de muita alegria estar aqui celebrando um projeto que não fala mais de remoção, mas de permanência da comunidade. São 15 anos de luta, principalmente das mulheres, e nada disso seria possível a gente não acreditasse que era possível mudar. É uma conquista”, declara Rossana Holanda, liderança da comunidade.
Localizada no Centro Histórico da capital paraibana, às margens do Rio Sanhauá, há quase 40 anos a comunidade sofre ameaças de remoção em prol de um projeto higienista de “requalificação”.
A Caravana
Nesta quarta-feira (13) a Caravana segue para Cabedelo, para anunciar investimentos na comunidade Jardim América, que também será beneficiada pela seleção do Novo PAC, com urbanização e moradias do programa Minha Casa, Minha Vida e regularização fundiária chegará para 24 mil famílias no município de Santa Rita, nas comunidades do Açude e do Jardim Miritânia.
A Caravana das Periferias, já percorreu 285 comunidades das 5 regiões do país. Nesta edição, 2025, já passou pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Ceará e Goiás.
Agência Gov.br