Centro de Atenção à Saúde da Mulher do município de Monteiro, realizou na manhã desta quarta-feira, 15, um momento especial com as mulheres para marcar o Outubro Rosa — campanha nacional dedicada à conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero e a importância da prevenção e diagnóstico precoce.
O evento teve como propósito principal conscientizar as mulheres do município sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção, reforçando que a saúde da mulher deve ser observada de forma integral. Além disso, a programação visou: Encantar e acolher as mulheres com um ambiente agradável; Favorecer o diálogo e a troca de experiências; Oferecer acesso a serviços de saúde especializados e exames complementares; Mobilizar a comunidade feminina para atenção regular à saúde feminina.
Dra Eulalia Ramalho, mastologista, e a psicóloga Ana Paula, participaram do momento e trouxeram informações importantes em uma palestra educativa sobre prevenção do câncer de mama e orientação para o autocuidado, além do tema saúde mental. O momento também foi acompanhado por depoimentos de pacientes, compartilhando suas experiências e trajetórias, para incentivar outras mulheres.
De acordo com a coordenadora do Centro da Mulher Mayara Fook, essas ações não apenas promovem a conscientização sobre o câncer de mama, mas também fortalecem a rede de apoio à saúde da mulher em Monteiro, enfatizando a importância de cuidar da saúde e do bem-estar de cada um.
A prefeita do município, Ana Paula Oliveira, parabenizou a equipe, pela dedicação e compromisso em ofertar serviços de qualidades principalmente voltados para a saúde da mulher. E destacou o aumento de exames que estão sendo realizados pelo setor, a exemplo dos exames de Ultrassom transvaginal, ultrassom de mama e de mamografias, assim atendendo um número maior de mulheres e proporcionando diagnósticos mais rápidos para um tratamento mais eficaz.

