O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) decidiu, nesta segunda-feira (2), retirar a obrigatoriedade da prova de baliza no exame prático para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A decisão foi tomada durante reunião realizada em João Pessoa com o superintendente do órgão no estado, Isaías Glauberto.
Com a mudança, a avaliação prática deixa de se concentrar em uma manobra específica realizada em espaço isolado e passa a analisar o desempenho do candidato em situação real de tráfego. Apesar disso, permanece a exigência de que o condutor estacione o veículo ao final do percurso, como parte da avaliação.
A medida segue o que determina a Resolução nº 1.020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que atualiza as normas relacionadas ao processo de aprendizagem, habilitação e emissão de documentos de condutores em todo o país.
A resolução também deu origem ao Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, publicado neste domingo (1º) pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Segundo a Senatran, as mudanças visam tornar o processo de habilitação mais justo, moderno e acessível, priorizando a avaliação do comportamento do motorista em condições reais de circulação.
A nova regra já passa a valer na Paraíba e deve impactar diretamente os candidatos que estão em processo de obtenção da primeira habilitação.
PB Agora


