As cidades paraibanas de Areial e Natuba foram oficialmente reconhecidas pelo Governo Federal em situação de emergência devido ao período de estiagem. O reconhecimento foi publicado nesta segunda-feira (17) pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, no Diário Oficial da União (DOU).
O reconhecimento faz parte de um conjunto de ações que envolve 19 municípios de cinco estados — Amazonas, Minas Gerais, Paraíba, Paraná e Tocantins — afetados por diferentes tipos de desastres naturais.
Na Paraíba, Areial e Natuba enfrentam estiagem prolongada, o que motivou a inclusão na portaria federal. Com o reconhecimento, as prefeituras das duas cidades passam a estar aptas a solicitar recursos para ações de defesa civil, como distribuição de água, aquisição de cestas básicas, kits de higiene e limpeza, além de apoio operacional para equipes locais.
A solicitação dos recursos deve ser feita pelas gestões municipais por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após análise dos planos de trabalho enviados, a Defesa Civil Nacional pode liberar os valores necessários por meio de nova portaria publicada no DOU.
Além das cidades paraibanas, o MIDR reconheceu ainda situações de emergência em municípios do Paraná, afetados por granizo, enxurradas e vendavais; em Juruá (AM) e Esperantina (TO), também pela estiagem; e em dois municípios mineiros, atingidos por incêndio florestal e fortes chuvas.
O Governo Federal reforça que agentes municipais podem acessar cursos de capacitação da Defesa Civil Nacional, oferecidos a distância, para aprimorar o uso do S2iD e a gestão de riscos e desastres.
Redação


